Abatedouros, agroindústria e padaria são interditados no RS

Interditados no RS: Três Passos foi novamente palco de uma grande operação do Programa Segurança dos Alimentos, que resultou na apreensão de aproximadamente 2 toneladas de produtos impróprios para o…

Interditados no RS: Três Passos foi novamente palco de uma grande operação do Programa Segurança dos Alimentos, que resultou na apreensão de aproximadamente 2 toneladas de produtos impróprios para o consumo.

A ação ocorreu na quarta-feira, 7 de maio, e teve como alvo cinco estabelecimentos comerciais localizados no município, situado no Noroeste do Rio Grande do Sul.

A força-tarefa, composta por diversos órgãos estaduais e municipais, fiscalizou três mercados — sendo que em um deles a padaria foi interditada —, uma distribuidora de alimentos e um abatedouro.

Entre os principais problemas identificados estavam alimentos com validade vencida, produtos sem origem comprovada, principalmente carnes, além de álcool e medicamentos cuja comercialização é proibida nesses tipos de estabelecimento.

As irregularidades não se limitaram apenas ao município de Três Passos.

Em Panambi, também na região Noroeste do estado, outra fiscalização do Programa Segurança dos Alimentos interditou um abatedouro e uma agroindústria.

Abatedouros, agroindústria e padaria são interditados no RS

A operação encontrou condições sanitárias extremamente precárias, como instalações insalubres, problemas estruturais graves, falhas operacionais e total desconhecimento sobre as normas adequadas para o abate de animais.

A indústria funcionava no mesmo espaço que o abatedouro e, diante da gravidade das infrações, o abate foi imediatamente interrompido. Treze carcaças foram descartadas.

Parte da carne apreendida nas operações de ambos os municípios foi, após avaliação técnica, doada ao Zoológico São Braz, localizado em Santa Maria.

A destinação correta dos produtos impróprios é parte do compromisso das instituições envolvidas com a saúde pública e o meio ambiente.

interditados no RS
Abatedouros, agroindústria e padaria são interditados no RS

Interditados no RS

A operação em Três Passos contou com a presença do promotor de Justiça Marcelo Brito da Costa Honorato Santos, representantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRS), Vigilância Sanitária municipal, Serviço de Inspeção Municipal, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Delegacia do Consumidor (DECON) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (PATRAM).

Já em Panambi, estiveram presentes o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, da Defesa do Consumidor de Porto Alegre, agentes do GAECO/MPRS, SEAPI, DECON, Serviço de Inspeção Municipal e a PATRAM.

A integração entre os diversos setores públicos tem se mostrado fundamental no combate ao comércio irregular de alimentos e na promoção de ações preventivas que visam garantir alimentos seguros para a população gaúcha.

A ação reforça o compromisso do Programa Segurança dos Alimentos com a saúde da população, combatendo práticas ilegais que colocam em risco a segurança alimentar e o bem-estar dos consumidores.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

As fiscalizações continuarão em diferentes municípios do estado, como parte de um calendário contínuo de inspeções, que visam erradicar práticas irregulares no setor alimentício.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas