Educação

Acadêmicos da Facos visitam refúgio do Cervo do Pantanal em Viamão

Os acadêmicos da disciplina de Ecologia, do curso de Ciências Biológicas da FACOS, fizeram uma visita orientada nao Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos (Viamão/RS).

Na ocasião os alunos puderam estudar as principais características ecológicas dos ambientes de Mata de Restinga Arenosa, Mata de Restinga Paludosa, Campos Sujos, Campos Limpos e Banhado.

Recebidos pelo Gestor da Unidade, o biólogo André Osório, a turma pode acompanhar uma explanação sobre o histórico do Refúgio, suas características e principais conflitos de uso do território. Na sequência, o grupo fez uma caminhada orientada pelos diferentes ambientes que compõem o Refúgio.

Segundo Igor Velho, professor da disciplina de Ecologia e responsável pela saída, a área visitada possui grande relevância para a conservação da biodiversidade e dos recursos hídricos da região.

O Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, categoria essa que permite, mediante autorização, atividades de Pesquisa e de Educação Ambiental. Cabe lembrar que esse Refúgio é o único local do Rio Grande do Sul com ocorrência do Cervo do Pantanal, o maior cervídeo da América do Sul, que atualmente encontra-se na lista dos animais ameaçados de extinção.

Comentários

Comentários