Acadêmicos do curso de gestão rural debatem questão ambiental em B. Pinhal
Os acadêmicos do curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural, oferecido pela Universidade Aberta do Brasil de Balneário Pinhal, sugerem a criação de um Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal, micro regional, envolvendo municípios limítrofes de Balneário Pinhal, Cidreira e Palmares do Sul, com foco na questão ambiental litorânea.
Essa foi uma das pautas de debate realizado recentemente no município, reunindo comunidade, acadêmicos e autoridades. A idéia de que o Gabinete de Gestão Integrada pudesse contar com o apoio institucional de entidades regionais como o Corede do Litoral Norte, Associação dos Municípios do Litoral Norte e Ascal, além de instituições de ensino superior, entidades de terceiro setor, secretarias de meio ambiente e outras.
Participaram do debate o coordenador do curso, professor Lovois de Andrade Miguel (agrônomo, mestre e doutor em agronomia pelo Instituto Nacional Agronômico – Paris Grignon – França); Paulo Norberto da Silva (gerente de relações institucionais da PETROBRAS/Tramandaí e a profesora Iara (vice-presidente do Clube do Professor Gaúcho).
O encontro foi mediado pela professora Paula Fogaça Marques, coordenadora pedagógica do Pólo UAB de Balneário Pinhal e teve também a participação da Coordenadora do Pólo, Sra Suzana Motta Werlang. O resultado desta troca de ideias foi a constatação de que é urgente um posicionamento de autoridades, comunidade em favor da preservação e proteção dos ecossistemas litorâneos, por suas características especiais, seja nas bacias lacunares externas, parque de dunas, flora e fauna e principalmente, no que se refere ao saneamento básico – água e esgoto – e tratamento de resíduos, fatores estes que determinam a viabilidade do desenvolvimento sustentável, rural e urbano, da região.