Geral

Ação do Detran/RS no litoral aborda velocidade e segurança das crianças

MD_20160114105958verao_14_janA Escola Pública de Trânsito do Detran/RS desenvolve ações educativas em Capão da Canoa nesta quinta (14) e sexta-feira (15), das 17 horas às 20 horas, em frente ao Hotel Bassani, na Avenida Beira Mar, 1925.

O público terá a oportunidade de conhecer o funcionamento do etilômetro (bafômetro) e receberá orientações sobre condutas seguras no trânsito, com destaque para o uso de dispositivos de retenção adequados para as crianças, não somente em viagens, mas em qualquer deslocamento.

Além das informações educativas, os veranistas poderão tirar selfies em frente a um velocímetro gigante. O painel, cujo ponteiro não passa de 80 quilômetros por hora, lembra que Se você tira o pé do acelerador, todos chegam bem. A mesma mensagem está presente nas demais peças que integram a campanha sobre segurança no trânsito da Operação Verão para Todos, assinada conjuntamente por Detran/RS, DAER, EGR e Comando Rodoviário da Brigada Militar.

As ações no litoral se iniciaram em Tramandaí nos dias  7 e 8 deste mês e, depois das atividades em Capão da Canoa, a próxima etapa é em Balneário Pinhal  (dias 21 e 22) e Torres (28 e 29). Em fevereiro, os veranistas de Cidreira e São Lourenço, na Costa Doce, serão contemplados nos dias 5 e 12 de fevereiro, respectivamente.

O Detran/RS conta com o apoio das prefeituras das cidades envolvidas nas atividades e com os Centros de Formação de Condutores locais. Em Tramandaí, houve duas palestras educativas para os candidatos à obtenção da carteira de habilitação, ministradas por servidores do Detran/RS no CFC Beira Mar, abordando comportamento de risco no trânsito. Nesta semana, também haverá palestra no CFC Capão da Canoa.

Sobre o transporte seguro de crianças

– Até 1 ano de idade – dispositivo de retenção (bebê-conforto ou “conversível”), fixado no banco traseiro do veículo, de costas para o motorista, posicionado num ângulo de 45°.
– De 1 a 4 anos de idade – cadeirinha, fixada no banco traseiro do veículo, virada de frente para o motorista.
– De 4 a 7 anos e meio de idade – assento de elevação, no banco traseiro, permitindo o posicionamento correto do cinto de três pontos sobre o peito e os quadris da criança.
– De 7 anos e meio a 10 anos de idade – cinto de segurança de três pontos, posicionado na altura do peito e dos quadris da criança, no banco traseiro. As costas devem estar apoiadas no encosto.

O condutor que descumprir as normas referentes ao transporte de crianças  estará sujeito a ter seu veículo recolhido e ganhar sete pontos na carteira, já que se configura como infração gravíssima pelo Art. Nº 168 do CTB.

Comentários

Comentários