Ação em combate ao roubo de veículos é deflagrada no Litoral Norte
A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão ao Roubo de Veículos (DRV/Deic), realizou entre o final da tarde dessa quarta-feira (23) até o início da manhã desta quinta-feira (24), ações simultâneas no combate ao roubo de carros. Elas ocorreram em Viamão e Balneário Pinhal. Veículos roubados na Capital foram recuperados.
Em um sítio no loteamento Vida Nova de Viamão, usado para desmanche e adulteração de veículos, foi preso um casal. Eles foram flagrados no momento em que adulteravam os numerais identificadores de uma Chevrolet Tracker, subtraída poucas horas antes no Jardim Itu Sabará, em Porto Alegre.
Um adolescente, responsável direto pelas adulterações, é filho de umas das principais criminosas do ramo de clonagem do Estado. “A mãe do adolescente foi presa em Operação da Polícia Civil realizada no ano de 2016. Segundo os policiais, foi apurado no local das prisões, e conversas com os presos, que o jovem aprendeu com a mãe o ofício criminoso e realizava a clonagem sob a sua remota coordenação”, conta o delegado Adriano Nonnenmacher. No local, foi ainda apreendida uma Kombi com visíveis sinais de adulteração, utilizada para levar as peças para ferros-velhos clandestinos.
No litoral gaúcho, a Polícia Civil realizou a prisão de um homem de 19 anos com antecedentes por roubo, receptação e adulteração de sinal. Um veículo Chevrolet Onix foi apreendido. Ao término dos trabalhos policiais, um Volkswagen Golf foi recuperado pelos agentes no bairro Santa Maria Gorete, em Porto Alegre.
Segundo o delegado Marco Guns, essas ações pontuais são fundamentais no combate ampliado ao roubo de veículos na Região Metropolitana e Capital. De acordo com o delegado Sander Cajal, as prisões de assaltantes e envolvidos com adulterações de sinais pela equipe DRV/Deic trazem relevante e sensível diminuição dos índices de roubo de carros em Porto Alegre.