Administração de Osório realiza o lançamento do programa Primeira Infância Melhor
A administração municipal promoveu o lançamento do programa Primeira Infância Melhor (PIM) no município de Osório. O
PIM é uma política pública intersetorial de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância.
Os atendimentos irão iniciar pelos bairros Albatroz, Caravágio e Primavera, por meio de visitas domiciliares e atividades em grupos, realizados periodicamente com as famílias com gestantes e crianças menores de seis anos.
Em alguns casos excepcionais, o atendimento pode ser feito de forma híbrida associando visitas presenciais e remotas.
As ações têm como foco a promoção do desenvolvimento integral infantil, da parentalidade positiva, bem como a identificação de potencialidades e necessidades das famílias que devem ser articuladas em rede, visando a integralidade do cuidado e o desenvolvimento de conhecimentos acerca de temas essenciais como saúde, educação, cultura e desenvolvimento social.
O trabalho desenvolvido com as famílias no PIM também impactam na prontidão para aprendizagem; a ampliação de anos de estudo, a redução da morbimortalidade materno-infantil, das violências, das desigualdades e a ruptura dos ciclos de pobreza.
Estiveram presentes na solenidade o Prefeito Roger Caputi, a Coordenadora Estadual do Primeira Infância Melhor Carolina Drugg, o Vice-presidente da Câmara de Vereadores João Pereira, os secretários de Educação Dilson Maciel, Assistência Social e Habitação Jaisom Silva, Saúde Ângelo Renê, o Promotor da Infância e Juventude Leonardo Chim e o coordenador da 18° Coordenadoria Regional de Saúde Robson Brehm, além de instituições convidadas.
O Prefeito Roger Caputi ressalta que o programa trará benefícios para o município. “Estamos constantemente buscando melhorias para a população e o Primeira Infância Melhor vai auxiliar o cidadão desde a gestante até as crianças de 6 anos. É um programa consolidado no nosso Estado e temos certeza que esse novo serviço trará grandes avanços para essas famílias que necessitam desse atendimento”, finaliza o Prefeito.
A Coordenadora Estadual do programa PIM, Carolina Drugg destaca os benefícios para a população.
“Estamos muito felizes pela participação do município de Osório no programa, que terá um grande desafio que é atender a comunidade indígena.
Com certeza as ações farão a diferença no presente e futuro das crianças de Osório”, conclui a Coordenadora.
O Grupo Técnico Municipal (GTM) composto pelas psicólogas Silvana Bentz e Viviane Heckler e a pedagoga Vaneli Mocelin, evidencia que a proposta intersetorial do PIM é consistente e almeja levar às famílias atendidas um trabalho complementar importante para o desenvolvimento das crianças. O PIM em Osório será composto pelo GTM, uma monitora e 4 visitadores.
Durante a solenidade também foram apresentadas as políticas voltadas à Primeira Infância no município de Osório, como A Cidade das Crianças e o Pró-Mamá.
Amanda Ferrari
Receba as principais notícias no seu WhatsApp