Adolescente suspeito de matar jovem se apresenta a polícia no Litoral

Adolescente suspeito de matar Dieverson Barbosa foi identificado pela Polícia Civil de Santo Antônio da Patrulha e já prestou depoimento. Seu Título Aqui Siga o Litoralmania no Google e fique…
Crime bárbaro
Foto: Dieverson da Silva Barbosa foi morto a facadas.

Adolescente suspeito de matar Dieverson Barbosa foi identificado pela Polícia Civil de Santo Antônio da Patrulha e já prestou depoimento.

Seu Título Aqui
Siga o Litoralmania no Google e fique por dentro das últimas notícias do Litoral, RS, Brasil... Seguir no Google

O jovem, de 16 anos, confessou ter cometido o ato infracional que resultou na morte de Dieverson da Silva Barbosa, também de 16, cujo corpo foi encontrado no último sábado (27) às margens da Freeway (BR-290).

A vítima foi sepultada na segunda-feira (29), em meio à comoção da comunidade local.

Confissão com versão contestada

O adolescente foi apresentado à Delegacia pela própria mãe.

Durante o depoimento, ele admitiu ter desferido os golpes de faca que mataram Dieverson, mas tentou sustentar que teria agido em legítima defesa.

A versão, no entanto, é colocada em dúvida pelos investigadores.

“Ele quis descrever uma legítima defesa, mas não deu motivação. Logo, a tese dele não se sustenta”, declarou o delegado Valdernei Tonete, responsável pelo caso.

De acordo com o delegado, foi instaurado um Procedimento para Apuração de Ato Infracional (PAI), já que o suspeito é menor de idade.

O processo será encaminhado ao Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) para análise.

Dinâmica do crime e investigação

A perícia constatou cinco perfurações por arma branca no corpo da vítima — três no peito, uma no braço e uma nas costas.

Próximo ao corpo estavam uma mochila preta e um capacete azul, mas nenhuma motocicleta foi encontrada.

Apurações preliminares indicam que Dieverson estaria em uma moto no momento em que foi abordado, mas o veículo desapareceu da cena do crime.

Inicialmente, a família suspeitou de um possível latrocínio (roubo seguido de morte), hipótese descartada pela investigação, que confirmou que o crime ocorreu no mesmo local onde o corpo foi localizado.

A Polícia Civil mantém cautela e não confirma se havia relação prévia entre o suspeito e a vítima, nem descarta a possibilidade de participação de terceiros.

A motivação do crime ainda será investigada.

Consequências legais para o adolescente

Por ser menor de idade, o adolescente não pode responder criminalmente como um adulto.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê medidas socioeducativas nesses casos, sendo a mais severa a internação em unidade especializada.

A internação pode durar até três anos, independentemente da gravidade ou do número de atos infracionais cometidos.

Inicialmente, a Justiça pode determinar uma internação provisória de até 45 dias, caso aceite a representação apresentada pelo Ministério Público.

“Se a Justiça entender que procede a representação do MP, então determina a internação provisória por 45 dias, conforme o ECA”, explicou o delegado Tonete.

Impacto na comunidade

A morte de Dieverson Barbosa gerou forte repercussão em Santo Antônio da Patrulha, especialmente pelo fato de envolver dois adolescentes.

Familiares e amigos da vítima pedem justiça e aguardam as próximas etapas da investigação, enquanto autoridades reforçam a importância de garantir o andamento do processo dentro da legalidade e da proteção integral prevista no ECA.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Jornalista com formação pela UNISINOS (2010) e fundador do Litoralmania, o portal de notícias mais antigo em atividade no interior do RS. Atua desde 2002 na gestão completa do veículo, com ampla experiência em jornalismo digital, produção de conteúdo, projetos e relacionamento com o público.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas