Aeroporto de Torres recebe treinamento militar da Força Aérea Brasileira
Desde o dia 3 de novembro, o aeroporto de Torres está sediando o treinamento operacional “Usabra”, da Força Aérea Brasileira (FAB), para testar o novo radar militar TPS-B34. A manobra conta com a participação de 30 homens e envolve os caças F-5 e A-1, da Força Aérea Brasileira, e o porta-aviões USS George Washington, da Marinha dos Estados Unidos – com caças F-18 – e simula uma guerra entre o Brasil e os Estados Unidos.
O Departamento Aeroportuário da Secretaria dos Transportes do Rio Grande do Sul (DAP) autorizou a utilização do sítio aeroportuário, de 1º a 27 de novembro, para instalação do esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicação e Controle da Força Aérea Brasileira.
“Entre os nossos objetivos com essa ação de treinamento, estão aperfeiçoar a mobilidade e velocidade de locomoção do esquadrão, além de poder avaliar a capacidade do nosso radar militar, que foi modernizado e ainda não havia sido testado em um ambiente de simulação de guerra”, destacou o comandante do Esquadrão Mangrulho e do exercício da missão que está sendo realizada em Torres, major Luiz Fernando Ferraz.
Segundo Ferraz, a escolha do aeroporto de Torres se deu, além da localização geográfica estratégica na costa gaúcha, também pela estrutura e qualidade da pista, que suporta os caças e facilita as simulações de pouso e decolagem. Conforme o major, participam da atividade as bases de Canoas e de Santa Maria. Depois de Torres, a manobra deve seguir para a base de Santa Cruz, no Rio de Janeiro.
Guilherme Wunder