Aeroporto Salgado Filho retomará operações com 128 voos diários
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, retomará suas operações comerciais a partir de 21 de outubro, com uma programação inicial de 128 voos diários, abrangendo cerca de 900 voos semanais.
A confirmação foi feita pelo Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, nesta quinta-feira (8).
Segundo a concessionária Fraport, o aeroporto deve atingir 100% de sua capacidade operacional a partir de 16 de dezembro.
Com a retomada, a venda de bilhetes aéreos será autorizada a partir desta sexta-feira (9).
A operação será gradual, com voos programados das 8h às 22h. Antes do fechamento temporário, o aeroporto de Porto Alegre atendia seis companhias aéreas no mercado doméstico.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ficará responsável pela distribuição dos slots, que definirá a quantidade de voos que cada companhia aérea poderá operar inicialmente.
Obras de Recuperação
O aeroporto esteve fechado temporariamente devido às severas chuvas e enchentes que atingiram o estado em abril passado, que submergiram a pista por 23 dias.
Desde então, a concessionária Fraport retomou as obras para garantir a segurança e a plena funcionalidade do terminal.
A recuperação inclui a pista de pouso e decolagem, as pistas de táxi e o pátio das aeronaves.
A fase 1, que envolveu a limpeza e a avaliação dos danos, foi concluída.
A fase 2, prevista para terminar em outubro, foca na recuperação das áreas essenciais para a operação de pousos e decolagens, abrangendo 1.300 metros de extensão da pista e 20.000 metros quadrados do Pátio 1, onde as aeronaves estacionam.
A fase 3 começará em outubro e incluirá a recuperação de 1.200 metros quadrados adicionais da pista e taxilane, sem afetar a operação dos voos.
Além disso, a fresagem do pavimento será realizada para preparar a área para recapeamento ou reconstrução, visando concluir a recuperação completa dos 3.200 metros de pista, taxiways e pátio até dezembro, assegurando a operação plena do aeroporto.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp