Afogamento no Litoral Norte
Mergulhadores do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) encontraram, na noite desta quinta-feira (9), o corpo de um homem que havia desaparecido no Rio Palmares, em Palmares do Sul, no Litoral Norte gaúcho.
Siga o Litoralmania no Google e fique por dentro das últimas notícias do Litoral, RS, Brasil...
Seguir no Google
A operação mobilizou equipes por várias horas, desde o início da tarde, após testemunhas presenciarem o momento em que a vítima pediu socorro e, logo em seguida, submergiu.
O alerta foi emitido por volta das 14h, e uma equipe do Pelotão de Bombeiros de Palmares do Sul iniciou as buscas com o apoio de um bote.
Os profissionais tentaram localizar o corpo utilizando uma garateia — equipamento com ganchos de ferro usado para buscas subaquáticas —, mas não obtiveram sucesso nas primeiras horas da operação.
Equipamentos e dificuldades durante as buscas no Rio Palmares
Além do bote, uma moto aquática também foi deslocada para a área da ocorrência, mas não pôde ser utilizada devido ao assoreamento do rio, o que dificultou o deslocamento dos equipamentos.
O ponto do afogamento fica nas proximidades da Rua Antônio Machado, região de margens estreitas e correnteza moderada.
Por volta do final da tarde, uma equipe especializada do Batalhão Especial de Busca e Salvamento (BEBS), com sede em Porto Alegre, foi acionada para reforçar as buscas.
Os mergulhadores chegaram ao local e, após um trabalho minucioso, localizaram o corpo do homem por volta das 19h30.
Vítima enfrentava problemas psicológicos, dizem autoridades
De acordo com informações da Brigada Militar (BM), o homem de 50 anos era morador de Palmares do Sul e enfrentava problemas psicológicos.
Testemunhas relataram que ele tentava atravessar o rio a nado, quando começou a ter dificuldades e pediu ajuda antes de desaparecer.
O nome da vítima não foi divulgado pelas autoridades.
Bombeiros reforçam alerta sobre riscos em travessias de rios
O Corpo de Bombeiros reforça que tentativas de atravessar rios, lagoas ou canais, mesmo em áreas aparentemente rasas, podem ser extremamente perigosas.
O assoreamento, a correnteza invisível e a falta de visibilidade da água estão entre os principais fatores de risco para afogamentos.
Com a chegada das temperaturas mais altas no Litoral Norte, os bombeiros orientam a população a evitar banhos fora de áreas monitoradas e a redobrar os cuidados em locais sem presença de salva-vidas.
Investigação e procedimentos após o resgate
Após a retirada do corpo da água, a área foi isolada pela Brigada Militar, e os procedimentos legais foram adotados.
O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Osório, onde será realizada a necropsia para confirmar a causa da morte.
As autoridades também informaram que o caso será encaminhado para a Polícia Civil, que deve investigar as circunstâncias do afogamento.




















