Geral

Agências FGTAS/Sine de 61 cidades paralisam atividades na próxima semana

No período de 29 de novembro a 3 de dezembro, estarão fechadas as agências FGTAS/Sine da Capital, situadas na Rua José Montaury (Centro), no Tudofácil Zona Norte (bairro Cristo Redentor), e Azenha/Senalba (bairro Azenha). Também não funcionarão as unidades FGTAS/Sine de outros 60 municípios. O motivo do fechamento temporário é a implantação do novo software que substituirá o Sistema de Gestão das Ações de Emprego (Sigae), até hoje utilizado pelas agências. As agências só reabrirão no dia 6 de dezembro, em horário normal.

No interior do Estado, também estarão fechadas nesses dias, as agências FGTAS/Sine das seguintes cidades: Alegrete, Alvorada, Arroio do Meio, Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Cachoeirinha, Camaquã, Campo Bom, Canela, Canoas, Capão da Canoa, Carazinho, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Crissiumal, Cruz Alta, Encantado, Erechim, Estância Velha, Esteio, Estrela, Farroupilha, Frederico Westphalen, Garibaldi, Gramado, Gravataí, Guaíba, Igrejinha, Ijuí, Lagoa Vermelha, Lajeado, Marau, Montenegro, Nova Prata, Novo Hamburgo, Osório, Palmeiras da Missões, Parobé, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santo Ângelo, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquara, Tramandaí, Três Coroas, Triunfo, Uruguaiana, Vacaria, Venâncio Aires, Veranópolis e Viamão.

Segundo a presidente da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), Erli Terezinha dos Santos, a troca de sistema foi determinada pelo Ministério Público, ao Ministério do Trabalho e Emprego. Com o desligamento do Sigae, da Datamec, que é uma empresa privada, os dados vão migrar para o Programa Mais Emprego, da Dataprev, que é uma empresa pública. O próprio Ministério do Trabalho é que irá explicar como funciona esse Programa.

“Porém, o que se sabe é que o novo sistema terá mais agilidade, qualidade de atendimento e segurança”, antecipa a diretora. O Rio Grande do Sul é o segundo estado da federação a receber esse novo software, já lançado com sucesso na Paraíba e em Belo Horizonte, e o primeiro com grande número de unidades do sistema público de atendimento ao trabalhador.

Durante este mês de novembro, os servidores da Fundação e das agências FGTAS/Sine das cidades mencionadas estão recebendo capacitação para o atendimento dos serviços de intermediação ao emprego e seguro-desemprego, que sofrerá mudanças significativas. Para operacionalizar a capacitação dos servidores, sem prejudicar o atendimento das agências, foi necessário agrupá-los em três turmas e a última vai concluir a qualificação nesta quinta-feira (25). “No entanto, é importante alertar a população usuária dos serviços FGTAS/Sine que, nos primeiros dias, poderá haver alguma demora no atendimento, até que os servidores se acostumem a lidar com o novo Sistema”, explica Erli Terezinha.

Carteira de Trabalho e seguro-desemprego

As agências FGTAS/Sine também atendem os trabalhadores interessados na obtenção da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e são responsáveis pelo encaminhamento de, aproximadamente, 80% das Carteiras emitidas no Rio Grande do Sul. Nesse período, de 29 de novembro a 3 de dezembro, esse serviço só continuará acontecendo em Porto Alegre, no Tudofácil Centro (Av. Borges de Medeiros, 521) e no Tudofácil Zona Sul (Av. Wenceslau Escobar, 2666).

No interior, em caso de urgência, os trabalhadores poderão procurar as agências FGTAS/Sine de municípios vizinhos. As pessoas que já encaminharam a CTPS poderão utilizar o protocolo, caso surja alguma oportunidade de trabalho nesse período.

Quanto ao seguro-desemprego, Erli Terezinha dos Santos tranquiliza os desempregados que deixaram de encaminhar a solicitação de seguro-desemprego nos últimos dias do prazo legal (120 dias), pois esse prazo será dilatado, sem prejuízo para esses trabalhadores.

Comentários

Comentários