Geral

Agenda 2020: iniciativa completa dois anos com avaliação positiva de Moreira

Mentor do Programa Sociedade Convergente, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), considera a Agenda 2020, que completou dois anos de existência em março e comemora a data nesta quinta-feira (9), um dos movimentos mais importantes já feitos no Rio Grande do Sul. “É a reunião de um enorme grupo da sociedade civil organizada, que trabalha com uma pauta de soluções para o Estado, debatida com generosidade, com a participação de muitas pessoas”, resume o presidente. A Agenda 2020 é uma iniciativa da sociedade civil organizada que busca um futuro melhor para os gaúchos.

“O Sociedade Convergente, que reunirá instituições que não participaram dos debates da Agenda, poderá validar as suas conquistas, já que podemos transformar em lei, em planejamento de curto, médio e longo prazo, o que poderia ser apenas uma vontade”, afirma o presidente do Parlamento gaúcho. “Podemos fazer com que os governantes, no que se relaciona à despesa pública, executem o que foi discutido na Agenda, com a participação sábia de todas as pessoas”.

O diretor do Fórum Democrático, João Gilberto Lucas Coelho, explica que não só a Agenda 2020, mas o Pacto pelo Rio Grande e o Rumos 2015, iniciativas do Parlamento gaúcho e do governo Germano Rigotto, foram resgatados e serão utilizados ao longo dos trabalhos do Sociedade Convergente. “A Agenda 2020 é a mais bem organizada tentativa de pensar o Estado e de enfrentar determinados aspectos, problemas e assuntos, com forte presença empresarial. A Agenda acompanha a execução daquilo que propõe, auxiliando na parte que lhe toca”, analisa. “A diferença entre a Agenda e o Fórum Democrático e o processo do Sociedade Convergente está no fato de o Fórum ser uma mesa em que os poderes estão presentes. Está presente o setor empresarial e os representantes dos trabalhadores por meio de todas as suas centrais sindicais. Reunimos também maiores condições de implementar alguns aspectos por essa interlocução que envolve governo federal e estadual”, comparou Lucas Coelho. “Eu diria que são iniciativas complementares, em boa parte dos temas”.

A proposta

A Agenda 2020 realizou seu primeiro encontro em março de 2006 e comemorará dois anos de funcionamento nesta quarta-feira (9), em um seminário que será realizado das 9h às 10h30 no Teatro do Sesi, em Porto Alegre. Mais de cem entidades da sociedade civil participam do debate, com a ajuda de 350 técnicos voluntários, tanto das áreas pública quanto da privada. São trabalhados 11 temas, entre eles segurança, educação, saúde, infra-estrutura e meio ambiente.

Comentários

Comentários