Agora é oficial: Santa Casa de Porto Alegre fará a gestão do Hospital de Santo Antônio da Patrulha
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e a prefeitura de Santo Antônio da Patrulha assinaram, nesta terça-feira (04/11), convênio cujo propósito é a gestão do hospital do município com a parceria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A solenidade ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores da cidade, que completa 206 anos de existência. “Pretendemos criar e praticar um modelo diferenciado de assistência ao Sistema Único de Saúde (SUS), integrando horizontalmente o cuidado ao paciente desde a rede básica municipal de saúde até o atendimento hospitalar”, explica o diretor-geral e de Relações Institucionais da Santa Casa, Julio Flávio Dornelles de Matos. A meta, complementa ele, é disseminar este modelo dentro do Rio Grande do Sul, beneficiando os 8 milhões de gaúchos que só contam com o SUS como alternativa de saúde. É a primeira vez que a Santa Casa implementa este modelo de atuação.
Matos destaca que o formato fornece à Santa Casa condições econômicas e financeiras de efetivar um contrato mais equilibrado junto ao SUS e a consequente ampliação do sistema. “Reafirmamos nosso papel social de atender o indivíduo menos favorecido”, enfatiza o diretor. Na medida em que estiver em funcionamento pleno, a ampliação dos espaços destinados ao ensino da saúde – a UFCSPA tem 17 cursos – vai favorecer que o hospital se converta em um centro de referência de assistência para o Litoral Norte, uma das regiões que mais cresce em nível econômico no Estado.
Inclusive, a relação de respeito e carinho que os cerca de 40 mil moradores de Santo Antônio da Patrulha desenvolveram com o seu único hospital, motivou a Santa Casa a aceitar o convite do prefeito Daiçon Maciel da Silva para gerir o equipamento inaugurado em 1951. “O alto valor social que a população concede ao seu hospital faz com que a Santa Casa, que também é comunitária, possa conectar seus compromissos em prol das pessoas mais necessitadas, fortalecendo a credibilidade, a humanização e a transparência nos esforços conjuntos”, defende Matos. “Tudo se resume a um relacionamento de confiança mútua entre a comunidade, estrutura política do município e Santa Casa a fim de que seja duradoura e permanente”, acrescenta o executivo.
Ainda neste mês, deverão ser firmados os contratos de operação propriamente ditos, quando a Santa Casa receberá o patrimônio. Pronto-atendimento, urgências e emergências começarão a funcionar a partir do início de maio, dependendo da liberação de alvarás.
A diretora de planejamento da Secretaria Estadual da Saúde, Aglaé Regina da Silva, que na ocasião representava o secretário João Gabardo, falou da importância que esta parceria tem pra o Rio Grande do Sul. “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida de servidora pública. Não apenas por este projeto que tem tudo para dar certo estar acontecendo no meu município, mas pela representação que terá para a região e para o Estado, em termos de resolução em saúde.”
O prefeito Daiçon Maciel da Silva agradeceu toda a equipe da Santa Casa que reconheceu em Santo Antônio da Patrulha a possibilidade de escrever uma história de sucesso, visando unicamente o bem comum. Disse que busca esse objetivo para o município desde que sentiu que esse era o desejo da população, expressado na última campanha eleitoral, num momento em que o hospital passava por extrema dificuldade. “Sabemos que o dia de hoje é histórico. Com a vinda da Santa Casa e da UFCSPA, teremos um marco importantíssimo, e acredito que inédito na trajetória de Santo Antônio da Patrulha”, comemorou o prefeito.
Uma grande equipe da Santa Casa, diretores médicos dos 7 hospitais do complexo de Porto Alegre, o provedor Irmão, membro da Irmandade Santa Casa, Cláudio Bier, o superintendente das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Rio Grande do Sul, Jairo Tessani, a reitora da UFCSPA, Profa. Dra. Lúcia Campos Pellanda e a vice-reitora, Profa. Dra. Jenifer Saffi participaram da cerimônia. O provedor Alfredo Guilherme Englert apresentou a equipe e destacou o administrador Maurício Fogaça, que estará atuando no hospital de Santo Antônio da Patrulha. Englert disse que a Santa Casa hoje realiza um sonho.
O evento foi encerrado com a bênção do Padre Ozéas.
Como vai funcionar o convênio:
O município de Santo Antônio da Patrulha cederá para a Santa Casa a infraestrutura do hospital e tecnologia hoje existentes. A Santa Casa assumirá a responsabilidade integral de replicar o seu modelo de gestão tendo a autossustentação como premissa. Será assinado contrato visando à assistência, pronto-atendimento, urgência e emergência tanto adulto quanto pediátrico, incluindo todas as necessidades de remoções.
Também será assinado contrato com o município visando à assistência hospitalar, internação, assistência ambulatorial, procedimentos cirúrgicos e serviço de diagnóstico e tratamento. Quando o hospital estiver operando em sua plenitude, estão previstas até 300 internações clínicas e cirúrgicas ao mês. A expectativa é de que serão mais de 300 cirurgias ao mês, entre eletivas e internadas, com ênfase oftalmológica e cirurgia geral.
Viviani Silveira