Agosto costuma ter ciclones e temporais no RS: Veja o que esperar
Agosto marca o terceiro e último mês do trimestre do inverno climático, apesar de a estação fria terminar oficialmente na segunda metade de setembro.
É nesse período que começam a surgir traços climáticos da primavera, resultando em um mês com temperaturas médias mais altas em comparação a junho e julho.
Aumento dos Temporais no Sul do Brasil
O estado do Rio Grande do Sul, em especial, começa a registrar um aumento nos temporais a partir de agosto devido à maior variação de massas de ar frio e quente.
Esse período é marcado por um incremento nas ocorrências de granizo, vendavais e chuvas intensas com alta frequência de raios.
Ciclones Extratropicais e Clima Variável
O mês de agosto também apresenta histórico de ciclones extratropicais mais intensos nas latitudes médias do Atlântico Sul, o que favorece incursões de ar polar e episódios de neve.
Apesar da formação de ciclones no Atlântico Sul ser uma constante, a tendência para este ano é que eles se formem mais ao Sul.
Temperaturas e Precipitações no Rio Grande do Sul
Em agosto, a temperatura mínima média no Rio Grande do Sul é de 11,6ºC, enquanto a máxima média mensal atinge 21,8ºC.
A precipitação média mensal é de 120,1 mm, a menor entre os meses do inverno, com junho registrando 130,4 mm e julho 163,5 mm.
Impactos Históricos e Técnicas Controversas
Agosto já testemunhou grandes enchentes e nevadas no passado, como a grande enchente de 1965 e a neve de 1984 que chegou a Porto Alegre.
Nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul e no Planalto Sul Catarinense, o mês é marcado pela queima frequente de campos, uma técnica controversa que causa fumaça em diversas regiões.
Influência de La Niña e Clima em Agosto
Segundo o último boletim da NOAA, a temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial está em 0,1ºC, indicando neutralidade climática.
Essa condição deve se manter em agosto, sem a projeção de um evento de La Niña, embora o resfriamento do Pacífico seja uma tendência.
Chuva em Agosto
Tradicionalmente, agosto é um mês mais chuvoso no Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul.
A tendência para este ano é de precipitação próxima ou acima da média na maioria das áreas do Sul, com maiores volumes de chuva no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No Paraná, a chuva deve ficar perto ou abaixo da média, com chance de valores acima da média em áreas costeiras.
Temperaturas Variáveis
Agosto no Sul do Brasil é caracterizado por grande variabilidade térmica, com dias de frio intenso e outros de calor.
A primeira metade do mês tende a ser mais quente, com alguns dias de calor intenso, enquanto a segunda metade pode registrar dias mais frios, segundo a MetSul.
A última semana de agosto pode trazer novamente temperaturas mais altas.
Conclusão
Agosto é um mês de transição climática, com características tanto do inverno quanto da primavera.
A previsão indica um mês com maior variabilidade térmica e aumento nos temporais, especialmente no Sul do Brasil.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp