Vida & Saúde

Água potável chega ao Cantagalo em Santo Antônio

Considerada uma das comunidades mais pobres e mais sofridas de Santo Antônio da Patrulha, Cantagalo está agora alcançando um benefício pelo qual sonhava há muitas décadas: o abastecimento d’água potável.

Um poço perfurado na localidade pela Corsan localizou o líquido a 134 metros de profundidade, fazendo jorrar uma água cristalina própria para consumo da população.

De acordo com dados preliminares dos funcionários da Corsan, responsáveis pela perfuração do poço, num primeiro momento se calcula uma vasão de 9.000 litros por hora o que dá para abastecer 50 famílias. Mas os trabalhos continuaram e agora há a segurança de que a água poderá chegar à 100 famílias da localidade.

Os próximos passos agora são a análise da água pela Corsan. Logo após o líquido estará apto para ser levado às 30 famílias que lá residem atualmente.

O prefeito em exercício Armindo Ferreira de Jesus, acompanhado do presidente do Legislativo, vereador João Luiz Moreira da Silva a quem fez questão de convidar para essa inspeção por ser um dos grandes batalhadores pelo alcance desse objetivo, comemorou a chegada da água até àquela localidade. Também esteve presente o líder comunitário Pedro Renato Gomes dos Reis, o Renato Baiano.

Branquinho frisou que agora o Cantagalo deixará de ser uma comunidade sofrida, para ser atendida nas suas mais importantes reivindicações, que são a luz, a água, o ensino, a saúde e melhorias nas estradas.

Armindo de Jesus lembrou que os dois principais suportes da atual administração são a Educação e a Saúde.

Como se sabe o Cantagalo já tem uma escola-polo (EM José Telmo Martins), que abriga numerosas crianças da localidade. Há inclusive o benefício da informática, com computadores que fazem com que a internet chegue aos mais distantes locais do município.

O prefeito disse que está sendo feita educação de qualidade no Cantagalo e anunciou um grande objetivo a ser concretizado: a construção do ginásio de esportes ao lado da escola polo que é dirigida pela professora Anália Maria Vieira de Carvalho. “As tratativas nesse sentido estão bastante avançadas”, celebrou Branquinho.

O prefeito interino e o presidente da Câmara, além da inspeção aos trabalhos de perfuração do poço, também visitaram um atelier existente na localidade e que proporciona trabalho a 45 jovens do Cantagalo. A Escola polo igualmente foi visitada por ambos.

PROJETO

Na mesma oportunidade o prefeito em exercício determinou a elaboração do projeto para levar a água às residências. Com esse instrumento em mãos, será possível a busca de recursos para concretizar o importante empreendimento.

“A comunidade acreditou na proposta de parceria e a água está chegando. São gestos humanitários como estes, que fazem com que as pessoas do interior tenham a mesma qualidade de vida e as mesmas oportunidades desfrutadas por aqueles que vivem na zona urbana – finalizou.

Comentários

Comentários