Aguapés recebe nomes de ruas em Osório
Após 15 anos de existência como Distrito, e mais de 50 anos como localidade, Aguapés finalmente recebe nomes de ruas.
Nesta segunda, a Câmara de Osório aprovou os Projetos de Lei que nomeiam as principais ruas do Distrito de Aguapés. Com votação em bloco, todos os 11 projetos foram aprovados por unanimidade, concedendo nomes a algumas ruas que, a partir de agora, passam a se chamar: Manoel Teixeira, Wendelino Gayer, Antônio Maria dos Santos, João Adeli Pacheco, João Pedro da Silva, São Pedro, José Colombo Berzagui, Adélia Antonelli Tittoni, Gaspar Grizza, Cristiano Rost Sobrinho e Antônio Guasselli Matos.
A escolha dos nomes das ruas foi feita após pesquisas e estudos no local, tendo importante participação da comunidade do Aguapés na decisão e definição dos mesmos. Mais do que um projeto, a nomeação de ruas representa um reconhecimento às pessoas que representaram ou se destacaram dentro de uma comunidade. Além disso, é uma oportunidade para homenagear familiares e amigos das personalidades escolhidas como nome de rua.
“Muitos até desconheciam que Aguapés não tinha nomes nas ruas”, disse o vereador José Dias, um dos proponentes, argumentando ainda que o projeto pode não agradar todas as famílias do Distrito, “mas estes nomes foi a comunidade que decidiu”, lembrou.
Para o Júlio Ramos, estes 11 homenageados criaram e geraram famílias para Osório. “Poderemos ser criticados por trocar ou colocar nomes de ruas, mas em Osório têm ruas com nomes de pessoas que ninguém conhece”, comentou o Vereador dizendo ser uma boa oportunidade para homenagear pessoas importantes para o município.
Em um discurso emocionado, a Vereadora Belinha disse que estes projetos lhe trazem à lembrança a época de quando era jovem, residente de Aguapés e estudante da escola Osvaldo Bastos. O que mais despertou a atenção da Vereadora foram os nomes das ruas Antônio Maria dos Santos e Cristiano Rost, pessoas conhecidas sua e de sua família. Quando Cristianos Rost faleceu, fazia um ano que Belinha havia perdido seu braço direito em um trágico acidente.
Ivan Borba aproveitou a oportunidade para parabenizar a iniciativa de Martim Tressoldi e José Dias, que, com estes projetos, homenageiam e reconhecem importantes pessoas da comunidade de Aguapés, colocando-os como nomes de ruas.
“Ao ler o histórico destas pessoas, nota-se que são de famílias simples, mas que muito orgulham Aguapés e fizeram a história de uma localidade”, disse o Vereador Luciano Silveira, lembrando ainda muitos jovens que trabalham na feira, aos sábados, foram influenciadas por estas pessoas, homenageadas nesta Sessão.
O Vereador Valério dos Anjos classificou a Sessão como “um momento histórico”, já que quase todos os moradores de Aguapés estão sendo homenageados nesta oportunidade.
Marino Braga parabenizou a escolha dos nomes das ruas, e trouxe a lembrança de que sua mãe também foi homenageada com nome de rua na localidade de Portão, em Santo Antônio da Patrulha, local onde lecionou.
“Esta Casa muitas vezes é criticada por fazer homenagens. Fazemos homenagens, sim, a quem merece e a quem é de Osório”, comentou o Vereador Sérgio Kinsel, demonstrando seu reconhecimento e expondo o orgulho de todos os vereadores em prestarem esta homenagem.
O Presidente da Câmara de Osório, Vereador Martim Tressoldi falou da importância na hora de se escolher os nomes das ruas, onde os homenageados são lembrados porque fizeram alguma coisa em especial para a localidade. Lembrou ainda que, há pouco tempo, foram instaladas as Caixas Postais dos Correios no Aguapés, porém não haviam nomes nas ruas, para surpresa de muitos.
A noite de 17 de setembro de 2007 vai ficar pra história do Distrito e do Município com a aprovação dos 11 projetos que nomeiam as ruas do Distrito de Aguapés, todos de autoria dos vereadores Martim Tressoldi (PP) e José Dias (PMDB).