Alambiques do litoral prospectam negócios na Brasil Cachaça 2008
Ampliar a participação no mercado nacional e consolidar a marca Alambiques Gaúchos são os objetivos de um grupo de 10 empreendimentos que irá participar da Feira Brasil Cachaça 2008. O evento inicia nesta segunda-feira (28) e se estende até o dia 30 de abril, das 14h às 22h, nos pavilhões A e B do Transamérica Expo Center, em São Paulo. As empresas gaúchas estarão divulgando seus produtos em um estande de 84 metros quadrados. A feira tem o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional).
O projeto Alambiques Gaúchos é a marca institucional que representa 17 empresas produtoras de cachaça de alambique do Rio Grande do Sul e tem como objetivo consolidar o diferencial de qualidade da cachaça gaúcha por meio da agregação de valor e aumento de vendas. Os empreendimentos são ligados à Aprodecana e contam com apoio do Juntos para Competir, programa impulsionado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Sul (Sebrae/RS), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). O objetivo é organizar e aprimorar as cadeias produtivas do agronegócio no Rio Grande do Sul, como a bovinocultura de corte, a suinocultura, a ovinocaprinocultura, a fruticultura, a floricultura, a vitivinicultura, a apicultura e a cultura da cana-de-açúcar e seus derivados.
Para o espaço na feira, as MPEs contaram também com a parceria da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai), Associação dos Produtores de Cana-de-Açúcar e seus Derivados do Rio Grande do Sul (Aprodecana), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiegrs), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi).
“Além de ampliar a participação no mercado nacional, as empresas estão no evento para fortalecer o posicionamento da cachaça do Rio Grande do Sul, que conta atualmente com 11 marcas com a certificação de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), maior número entre os estados brasileiros”, afirma o gestor do Projeto Alambiques Gaúchos, Carlos Fernando Andrade. Segundo ele, a cachaça produzida no Estado já é comercializada em Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Distrito Federal, Amazonas e estados do nordeste.
Durante os três dias do evento, das 18h às 20h, o grupo irá oferecer um coquetel com drinks preparados com cachaças produzidas no Estado. As 10 empresas que participam do evento no estande gaúcho são: Cachaçaria Weber Haus, de Ivoti; Dom Braga, de Dois Irmãos; Água da Pipa, de Encantado; Maribo, de Osório; Union Distillery, de Veranópolis; Velho Alambique, de Santa Tereza; Casa Bucco, de Bento Gonçalves; Alambique Espraiado, de Maquiné; Harmonie Schnaps, de Harmonia, e Moenda Nobre, de São Antônio da Patrulha. As duas últimas, participam da feira pela primeira vez.
A diretora da Moenda Nobre, Carla Adam, que na edição apenas visitou a feira, está bastante confiante em relação aos resultados que sua primeira participação como expositora poderá proporcionar. “Decidi que esse ano iria expor porque identifiquei uma oportunidade muito boa para divulgar nossos produtos. Vejo a Brasil Cachaça como um espaço muito mais propício para a realização de contatos do que para a geração de negócios imediatos. E é com essa perspectiva que estou em São Paulo.”
Pelo terceiro ano consecutivo, a Brasil Cachaça será realizada em conjunto com a Expovinis Brasil, maior evento de vinhos da América Latina, e a Epicure, Feira Sul-Americana de Tabaco e Bebidas Finas. Mais do que uma feira de negócios, a Brasil Cachaça representa a evolução e a profissionalização do setor que busca novos canais de distribuição, visando posicionar a cachaça como um destilado de alta qualidade, em ótimas condições de concorrência num mercado globalizado.
Trata-se de um projeto que evolui a cada ano, tornando-se assim, maior, melhor e mais representativo, proporcionando aos expositores grande visibilidade e novas oportunidades de negócios no mercado nacional e internacional. Em três dias, a Brasil Cachaça evidencia a qualidade e o potencial do setor, tratando a bebida oficial do Brasil com orgulho e atraindo visitantes altamente qualificados. Em 2007, passaram pelo evento mais de 21,3 mil pessoas, em uma área de 12 mil metros quadrados.