Alceu Moreira busca auxílio para pescadores da região da Lagoa do Peixe
A mortandade de peixes e os impactos na biodiversidade da região da Lagoa do Peixe, em função da severa estiagem que castiga o Rio Grande do Sul, serão tratados pelo deputado federal Alceu Moreira (MDB), em Brasília.
Na terça e na quarta-feira, Alceu irá se reunir com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, com o presidente do Ibama, Eduardo Bim, e com secretário da Pesca, Jorge Seif Júnior, para discutir medidas emergenciais e de médio e longo prazos para ajudar a comunidade — cuja principal fonte de renda é a pesca.
No domingo, 6, Alceu esteve na Lagoa do Peixe, ouviu os relatos dos moradores, conversou com lideranças dos municípios de Mostardas e Tavares e percorreu a área devastada junto com representantes do ICMBio e pescadores.
“Ver a mortandade de peixes sobre a água é algo desesperador. Nós, que visitamos a região várias vezes, não imaginávamos ver uma cena daquelas. Vamos nos dedicar a buscar todas as soluções possíveis”, afirmou o deputado.
Além do endividamento dos pescadores, que perderam a fonte de renda, Alceu destacou que é preciso adotar medidas de prevenção, para que uma tragédia como essa não se repita.
“Não é possível que fatos como esse se repitam. Aquela é uma lagoa que tem uma barra ligando ao mar.
Quem sabe, num caso extremo como esse, fosse possível fazer um bombeamento para manter o volume de água e evitar tantas perdas”, completou.