Alceu Moreira critica ambientalismo policialesco, que humilha e oprime produtores rurais
Para Alceu é inadmissível que o governo queira centralizar as decisões através de um decreto presidencial. “O governo trata estados e municípios como dementes, sem autonomia nas competências ambientais. Quem tem que legislar são os deputados, não o governo através de decretos”, criticou.
Outro apontamento feito pelo deputado diz respeito ao que chama de “'paixonite' ideológica e oportunista de 'ambientalóides' que se vestem de verde para agradar rebanhos eleitorais”.
Alceu Moreira ainda questionou “por que as leis e aparatos usados para prender os produtores rurais não são usados nos centros urbanos para combater o crime organizado? Produtores que cometeram o crime de produzir o alimento consumido no dia anterior pelos policiais e fiscais que agora o prendem. Se precisasse de um carro pra levar um filho para hospital não seria atendido, mas um helicóptero para prendê-lo pode chegar a qualquer momento”.
O deputado fechou fazendo analogia ao que pode ocorrer caso o novo código não seja aprovado. “É como se uma rua tivesse o sentido da direita para a esquerda até ontem. A partir de hoje é da esquerda para a direita. Mas o governo agora quer multar todos que percorreram no sentido direita-esquerda no último ano. É o princípio da retroatividade”.