Geral

Alceu Moreira participa de ato estadual que institui o Comitê Executivo para a Copa 2014

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), participou na manhã de hoje (14), no Palácio Piratini, de ato da governadora Yeda Crusius que instituiu o comitê executivo e o grupo de trabalho preparativo para a Copa de 2014, que acontecerá no Brasil, com o objetivo de credenciar Porto Alegre como uma das subsedes do maior evento mundial de futebol.

A comissão é formada por secretários de Estado, representantes da prefeitura de Porto Alegre, Câmara Municipal da Capital, Federação Gaúcha de Futebol, representantes do Grêmio, do Internacional, da Assembléia Legislativa e setores representativos da sociedade gaúcha. Após a nomeação, o grupo de trabalho tem a tarefa de elaborar e executar o planejamento estratégico para realizar as obras necessárias para que Porto Alegre venha a abrigar jogos do mundial.

Conforme Alceu Moreira, esta é uma oportunidade ímpar para mostrar as potencialidades do Rio Grande do Sul e, principalmente de Porto Alegre, para o mundo. “Sabemos que os olhos do mundo inteiro voltam-se para o país onde é realizada uma Copa do Mundo. E, logicamente, a cidade-sede de uma das etapas do mundial passa a ganhar uma dimensão enorme porque há a possibilidade de triplicar o turismo, o comércio e a economia local como um todo além da importância social e política que um evento deste porte proporciona, redefinindo o mapa do Rio Grande do Sul e Porto Alegre colocando-os definitivamente no contexto mundial”.

O presidente ressaltou também a importância da participação de vários atores neste processo, “das mais diferentes correntes ideológicas, sociais, políticas e futebolísticas. Todos estão unidos, fazendo o passo-a-passo do processo e convergindo para um resultado maior que é a conquista para nossa Capital do direito de ser uma das cidades-sedes do Mundial de 2014”.  

Segundo a governadora, o Estado não medira esforços nem perdera tempo algum porque irá articular todas as forças capazes de intervir nesse processo. “A união dos gaúchos será invencível, temos certeza. Vamos extrair o máximo benefício que essa oportunidade nos proporcionará, e faremos todos os investimentos que são necessários para a realização deste evento”, afirmou Yeda Crusius, acrescentando que este desafio é igual ou maior do que o vencido recentemente pelo Governo do Estado em relação à obtenção do empréstimo de US$ 1,1 bilhão junto ao Banco Mundial (Bird).

Cidades-sedes

O projeto da CBF incluiu 18 cidades e seus respectivos estádios como opção, mas no máximo 12 serão escolhidos. As 18 cidades indicadas são Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife/Olinda (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).  

Presentes ao ato, os deputados Luis Augusto Lara (PTB) e representante do Parlamento gaúcho no Comitê Executivo da Copa 2014, Paulo Odone (PPS) e Pedro Westphalen (PP).

Comentários

Comentários