Alceu Moreira recebe Comenda da Ordem do Mérito Naval
A solenidade organizada pelo Comando do 5º Distrito Naval contou com a participação de um batalhão do Comando do 5º DN, dos Fuzileiros Navais e do Exército (6º Grupo de Artilharia de Campanha) que, no final, desfilou em continência ao comandante do 5º DN, vice-almirante Arthur Pires Ramos. O desfile também incluiu viaturas operativas e três helicópteros, que sobrevoaram o local. Participaram da cerimônia diversas autoridades civis e militares, além de convidados e estudantes.
No evento, em reverência aos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, após a leitura da mensagem do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da Ordem do Dia do Comandante da Marinha do Brasil, Júlio Soares de Moura Neto, militares trajando uniformes históricos de imperiais marinheiros içaram no mastro principal os mesmos sinais que o Almirante Barroso mandou hastear no mastro da fragata Amazonas, na manhã de 11 de junho de 1865 que, segundo a Marinha, interpretados como invocação patriótica, motivaram a conquista de mais uma vitória na história do Brasil. Os sinais são “O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever” e “Sustentar o fogo que a vitória é nossa”.
Também foram agraciados com comendas o general-de-Divisão Odilson Sampaio Benzi, comandante da 3ª Região Militar; o general-de-Brigada, José Eustáquio Nogueira Guimarães, comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada; o capitão-de-mar-e-guerra Marcelo Santiago Garcia, titular da Capitania dos Portos de Santa Catarina; deputado estadual Sandro Figueiredo de Oliveira; o prefeito de Uruguaiana, José Francisco Sanchotene Felice; Jorge Miguel Samek, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional.