Geral

Alceu Moreira recepciona integrantes da 12ª Cavalgada da Rota do Seival

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Alceu Moreira (PMDB), recepcionou na manhã desta terça-feira (9) os integrantes do Piquete de Cavalgadas do CTG Gaúcho Litorâneo, que iniciaram a 12ª Cavalgada da Rota do Seival em direção ao município de Tramandaí, no Litoral Norte do Estado.

Conforme o presidente, a Cavalgada faz parte das tradições do Rio Grande do Sul e da história das comunidades do Litoral. “É um povo que tem sua trajetória ligada a uma parte da história gaúcha, que ajudou a desenhá-la, e à ação de Giuseppe Garibaldi, e que tem forte identidade com os acontecimentos que se sucederam durante a Revolução Farroupilha”, disse.

Segundo ele, este movimento cultural, quando passa pelas estradas gaúchas, leva ao conhecimento de centenas de pessoas um pouco do passado do Rio Grande do Sul. “Ao resgatarem este capítulo e os momentos históricos de nosso povo, os cavaleiros despertam a curiosidade e o interesse em todos, levando-os a estudarem mais sobre esta parte riquíssima de nossa história”, ressaltou o presidente.

Conforme o patrão do movimento, Nilson Machado, a cavalgada iniciou hoje em direção à Viamão e encerra-se no dia 13, às 18h, em Tramandaí. “Durante o percurso, que inclui ainda as localidades de Capivari, Morro Grande,  Fortaleza e Estância Velha, realizaremos várias  atividades culturais, desfiles temáticos e a divulgação do movimento e da história do Seival”, destacou.

Seival foi um lanchão utilizado por Giuseppe Garibaldi na Tomada de Laguna, que culminou com a Proclamação da República Juliana, durante a Guerra dos Farrapos. O nome foi colocado em alusão à vitória na Batalha do Seival, em data anterior à fabricação do barco. Havia ainda um outro lanchão menor, o “Farroupilha” que o seguia. A embarcação foi conduzida por terra, sobre rodas e puxada por juntas de bois e por água – cortaram as águas da Lagoa dos Patos – aproveitando o sistema lacustre costeiro dos estados do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.

Comentários

Comentários