Álcool e enxaguatório bucal têm lotes retidos pela Anvisa
Dois lotes do enxaguatório bucal Viclohex Clear 0,12% foram suspensos pela Anvisa nesta segunda-feira (2/10). A suspensão vale para os lotes C7980 e C8036. Os demais lotes do enxaguatório estão liberados.
A medida foi tomada depois que o INCQS (Fiocruz) encontrou resultados insatisfatórios no ensaio de contagem de mesófilos dos dois lotes acima. Este resultado indica que o produto pode ter problemas no controle de qualidade e de micro-organismos presentes na fórmula.
A fabricante do produto, VIC Pharma Indústria e Comércio Ltda., deverá recolher os lotes em questão.
Álcool com baixo teor
Em outra ação, a Agência interditou o lote 551393 do Álcool 70% Start. De acordo com uma análise feita pela Fundação Ezequiel Dias (MG), o produto teve um resultado abaixo do esperado no teor de álcool.
Para este produto, o teor de álcool deveria estar entre 68,25º e 71,75º INPM, que é o grau que mede a quantidade da substância nos produtos. No lote interditado, o teor ficou em 67,27º INPM, abaixo do descrito.
A interdição tem duração de 90 dias, que é o prazo para que a fabricante, Lima & Pergher Indústria, Comércio e Representações Ltda., possa pedir a reavaliação do teor por meio de contraprova.
Lote de álcool gel da Additi Cosméticos é suspenso
Como medida de interesse sanitário, a Anvisa suspendeu, nesta sexta-feira (29/9), o lote 040416 do Álcool Gel 70 – Higienizante Antisséptico, fabricado pela empresa Additi Cosméticos.
A suspensão ocorreu por conta dos resultados insatisfatórios no ensaio de teor alcoólico a 20°C e na análise de rotulagem do álcool gel, a partir do Laudo de Análise Fiscal n.º 29.1P.0/2017, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Paraná.
A empresa deve recolher o estoque disponível no mercado.
A medida está na resolução RE n° 2.543 e está publicada no Diário Oficial da União.
Anvisa