Alerta de chuvas intensas para 2 regiões do RS

Alerta de chuvas intensas foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para regiões do Rio Grande do Sul. O aviso é válido das 10h deste sábado (19) até as…
Alerta de chuvas intensas , Chuva volumosa, Sistema frontal e baixa pressão
Foto: Chuva chegando em Osório - Foto Rogério Reinheimer Bernardes/Litoralmania

Alerta de chuvas intensas foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para regiões do Rio Grande do Sul.

O aviso é válido das 10h deste sábado (19) até as 10h de domingo (20), abrangendo áreas do Noroeste e Nordeste do estado.

O alerta classificado com grau de severidade “Perigo Potencial” prevê precipitações que podem variar entre 20 e 30 mm por hora ou alcançar até 50 mm em um único dia, além de ventos fortes com velocidades entre 40 e 60 km/h.

Apesar de o risco ser considerado baixo, as consequências ainda podem afetar a população.

Há possibilidade de corte pontual de energia elétrica, queda de galhos de árvores, pontos de alagamento e ocorrência de descargas elétricas. Por isso, o Inmet reforça que a atenção deve ser redobrada durante o período.

Entre as orientações repassadas pelas autoridades estão: evitar o abrigo sob árvores durante ventanias, pois existe o risco de quedas e choques elétricos; não estacionar veículos próximos a estruturas frágeis como torres de energia e placas de publicidade; e não utilizar aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante a tempestade.

A Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados em casos de emergência.

O aviso meteorológico é um importante recurso preventivo para que a população se mantenha segura diante das possíveis adversidades climáticas que podem se agravar, especialmente em áreas com histórico de vulnerabilidade.

Alerta de chuvas intensas – Regiões sob atenção:

Noroeste Rio-grandense

Nordeste Rio-grandense

Com a chegada do outono e a transição das massas de ar, os eventos climáticos extremos tendem a ser mais frequentes.

A previsão atual serve como sinal de alerta para que os moradores e autoridades locais se preparem e evitem prejuízos maiores.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas