Alerta de emergência climática mobiliza autoridades do Litoral Norte do RS e aciona plano preventivo diante do risco de temporais severos.
Uma ampla articulação foi promovida pela Amlinorte (Associação dos Municípios do Litoral Norte), na manhã desta quarta-feira, 09 de abril de 2025, por meio de reunião on-line com representantes da Defesa Civil estadual e regional, prefeitos da região, Ministério Público, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, coordenadorias municipais de Saúde e Educação, técnicos da Equatorial Energia e demais entidades envolvidas na gestão de crises climáticas.
A pauta da reunião foi centrada nos alertas de emergência climática emitidos desde o início da semana para o Rio Grande do Sul, em especial para as cidades do Litoral Norte, com base nas informações mais recentes do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN), repassadas pelo Centro de Operações da Defesa Civil do RS.
Segundo o boletim atualizado, há risco hidrológico moderado para a Região Sul, causado pelo acúmulo expressivo de chuvas que deve se intensificar entre o final da tarde desta quarta-feira e a manhã de quinta-feira, 10/04.
Já choveu forte em cidades como Cidreira e Balneário pinhal.
As previsões indicam a possibilidade de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, com potencial para ocorrerem em curtos intervalos de tempo, acompanhadas por rajadas de vento, o que aumenta a chance de enxurradas, alagamentos em zonas urbanas rebaixadas e transbordamento de córregos urbanos.
O presidente da Amlinorte e prefeito de Imbé, Luis Henrique Vedovato, fez um apelo à população para que mantenha-se em estado de alerta, evitando áreas de risco e seguindo as orientações das autoridades.
Segundo ele, os órgãos municipais e estaduais estão mobilizados para responder prontamente a qualquer necessidade emergencial, caso as previsões se confirmem.
Ainda como parte das ações preventivas, a Defesa Civil está deslocando equipes especializadas para os municípios situados na encosta da Serra do Litoral Norte.
Essas equipes terão a missão de prestar apoio técnico, coordenar ações e orientar os gestores locais sobre protocolos de segurança, abrigo e suporte à população afetada, caso as chuvas atinjam os volumes esperados.
Com a aproximação de mais um evento climático severo, os esforços se concentram em garantir a segurança dos moradores e minimizar danos materiais, reforçando a importância do planejamento integrado e da comunicação entre os entes federativos.
Alerta de emergência climática
A orientação é para que a população acompanhe os canais oficiais e permaneça atenta às atualizações meteorológicas e aos alertas de emergência climática emitidos pelos órgãos competentes.