Alerta de geada: Inmet emite 3 avisos para o Sul do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três novos alertas de geada com grau de severidade que varia entre “perigo” e “perigo potencial” para o Sul do país. As notificações,…
Cidade do RS, Massa de ar frio avançará no RS, Chuva congelada, Cidade do RS registra neve, Alertas do Inmet no RS, Inverno típico no RS, Alerta de geada

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três novos alertas de geada com grau de severidade que varia entre “perigo” e “perigo potencial” para o Sul do país.

As notificações, válidas entre 4h e 7h da manhã do dia 11 de junho de 2025, afetam regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul, e trazem preocupações sérias para os produtores rurais devido às baixas temperaturas previstas, que podem variar entre 3°C e 0°C.

Dois dos alertas classificados como de grau de perigo preveem risco elevado de perda de plantações em áreas como o Sudoeste e Sudeste Rio-grandense, além da região Serrana e Nordeste do Rio Grande do Sul, e parte do Sul de Santa Catarina.

O terceiro alerta é de perigo potencial, indicando risco leve de prejuízos agrícolas com temperaturas mínimas também muito baixas.

Alerta de geada

As áreas abrangidas por este último aviso são amplas e incluem:

Serrana, Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte e Sul Catarinense

Noroeste, Nordeste, Sudeste, Centro Oriental, Centro Ocidental e Sudoeste do Rio Grande do Sul

Metropolitana de Porto Alegre

Centro Ocidental, Norte Central, Sudeste, Sudoeste, Oeste e Centro-Sul do Paraná

Sudoeste e Leste de Mato Grosso do Sul

O Inmet recomenda atenção especial dos produtores rurais, que podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 para orientações preventivas.

A geada, fenômeno comum no inverno do Sul do Brasil, causa congelamento da vegetação, o que pode levar a grandes prejuízos em lavouras, especialmente hortaliças e frutíferas mais sensíveis.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Os alertas reforçam a necessidade de acompanhamento constante das condições meteorológicas e ações imediatas de proteção de plantações, sobretudo em regiões de maior altitude ou onde há histórico de ocorrências semelhantes.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas