Alerta em Torres: combate à dengue se intensifica

O aumento da presença do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, deixa em atenção as praias do Litoral Norte. Desde o ano passado, três cidades litorâneas registraram focos: Torres,…

_DSC1773O aumento da presença do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, deixa em atenção as praias do Litoral Norte. Desde o ano passado, três cidades litorâneas registraram focos: Torres, Imbé e Osório. Porém, o caso mais preocupante é o de Torres, que está em situação de alerta. Em Imbé, o último foi encontrado em maio do ano passado e, em Osório, em junho de 2014.

A situação aumentou a preocupação da prefeita Nílvia Pinto Pereira. “É triste presenciar um local como este. É preciso que a gente compreenda que cada um precisa fazer a sua parte”, destacou ela, ao acompanhar a iniciativa. O chamamento é para que os moradores tenham atenção com os possíveis focos dentro dos seus terrenos, como a água que fica acumulada em vasos de plantas, em garrafas plásticas ou outros recipientes.

Neste sentido, em Torres foi realizada, dia 9 de fevereiro, uma ação importante no bairro Getúlio Vargas, que concentra o maior número de focos. Em apenas um terreno abandonado, os agentes de combate a endemias localizaram diversos pontos de água acumulada e a presença das larvas.

A secretária municipal de Saúde Karla Mattos foi mais enfática e ressaltou que controlar e eliminar os focos do mosquito no bairro é fundamental para evitar a proliferação pelo resto do município. “Queremos conter o máximo a presença do Aedes aegypti, antes que situação fique mais grave”, alertou. Entre os fatores que elevaram a presença do mosquito no Litoral é a condição climática. Isso porque têm sido registradas fortes chuvas, o que faz com que a água fique acumulada em locais impróprios. Ao mesmo tempo, as temperaturas elevadas também auxiliam no desenvolvimento do mosquito.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Na ação, as secretarias do Meio Ambiente e Urbanismo, Obras e Serviços Públicos, Desenvolvimento Rural e da Pesca e Saúde se uniram formando uma força tarefa. Além da visita às residências e informação aos moradores, foi incentivado o descarte de itens e entulhos que poderiam acumular água parada. Caminhões percorreram as ruas do bairro, com o auxílio do carro de som, chamando a atenção para a iniciativa, que durou todo o dia.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas