Alimentação escolar é debatida no Fórum da Educação de Osório
Na tarde de quinta-feira (19/02), no município de Osório, na comunidade de Arroio Grande, foi realizado o Fórum de Educação. O evento, promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Educação, contou este ano com o apoio da Emater/RS-Ascar e da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do Litoral Norte Ltda (COOPVIVA).
Mais de 90 profissionais responsáveis pela manipulação de alimentos, de 27 instituições de ensino da rede municipal, estiveram presentes no salão da Associação Comunitária de Arroio Grande, onde foram recepcionadas por associadas da COOPVIVA e extensionistas da Emater/RS-Ascar dos municípios de Osório, Caraá e Maquiné.
A extensionista social da Emater/RS-Ascar de Osório, Suzana Machado, fez um breve histórico da trajetória da COOPVIVA e do PNAE. Para tanto, acompanhada das sócias cooperativistas Sandra Kauer, Marlene Menotti, Márcia Elisa dos Santos e Marilaine Nunes dos Santos, Suzana apresentou um vídeo que mostrou as propriedades rurais e os produtos ofertados pela cooperativa, além de todo o trabalho envolvido desde a colheita até a entrega nas escolas. Em seguida, houve uma dinâmica em grupo em que os presentes puderam manifestar sua avaliação do Programa.
Após o café, os participantes do evento puderam visitar as propriedades rurais de Edmar Dias da Silveira e Everaldo Dias da Silveira, associados da cooperativa e fornecedores de aipim, batata-doce e hortaliças em geral, vivenciando assim a realidade dos agricultores familiares do município.
A nutricionista responsável pela alimentação escolar de Osório, Sabine Endres Ribeiro, ressaltou que o encontro objetivou uma avaliação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de aproximar os agricultores e os manipuladores de alimentos, visando melhorar a qualidade na alimentação escolar.
Na avaliação da extensionista Suzana Machado, o evento serviu para que ambos os lados compreendessem as dificuldades enfrentadas por cada um, o que irá melhorar a relação entre escola e produtor. Além de verificar que ?na avaliação realizada houve inúmeros elogios ao trabalho realizado pela cooperativa e sugestões muito objetivas para melhorá-lo, o que nos dá estímulo para continuar e proporcionar uma melhor alimentação escolar, que é o grande objetivo de todos?, completou Suzana.