Alunas da Facos realizam pesquisa com alunos de Maquiné
Esse estudo terá como principal objetivo associar hábitos alimentares de meninos e meninas nessa faixa etária relacionando com os índices de obesidade ou de desnutrição.
Conforme explicou a Nutricionista da SMECD e também professora que coordena esse estudo, Karine Rabaioli, disse que esse estudo também fará um comparativo com a alimentação da rede privada de ensino, já que nesse sistema não ocorre a alimentação escolar gratuita, e sim alimentos comprados na cantina escolar ou trazidos de casa. Desta forma poderá ser observado se ocorre uma mudança do ensino público para o privado. O estudo da rede privada não será realizado em outro município do Litoral.
Em Maquiné, as escolas escolhidas inicialmente são: Euclides da Cunha, Zeferino Brasil e Maurício Cardoso. Será aplicado um questionário ilustrado com imagens de alimentos para que os alunos possam marcar os alimentos consumidos no dia anterior e se gostam ou não desse alimento. Também serão verificados dados como peso, altura e sexo, afim de calcular o IMC de cada aluno.
Sobre essa parceria com a Facos na realização deste importante estudo Karine declara: ” Essa pesquisa é muito importante, pois através dela teremos um índice real e um reflexo de como estão as nossas crianças. Futuramente ampliaremos este estudo para todas as escolas, inclusive com a educação infantil, onde teremos uma ideia real dos hábitos alimentares e perfil nutricional de nossos estudantes”, finalizou ela.