Educação

Alunas da Facos realizam pesquisa com alunos de Maquiné

No início de setembro duas alunas da Facos (Faculdade Cenecista de Osório) iniciaram uma pesquisa com os alunos da rede municipal de educação. Nesse estudo, as estudantes do curso de enfermagem, Caroline Florêncio e Tamara Rodrigues, iniciaram a construção de uma pesquisa indicadora de saúde para a realização de um trabalho acadêmico sobre os hábitos alimentares de crianças de 7 a 10 anos.

Esse estudo terá como principal objetivo associar hábitos alimentares de meninos e meninas nessa faixa etária relacionando com os índices de obesidade ou de desnutrição.

Conforme explicou a Nutricionista da SMECD e também professora que coordena esse estudo, Karine Rabaioli, disse que esse estudo também fará um comparativo com a alimentação da rede privada de ensino, já que nesse sistema não ocorre a alimentação escolar gratuita, e sim alimentos comprados na cantina escolar ou trazidos de casa. Desta forma poderá ser observado se ocorre uma mudança do ensino público para o privado. O estudo da rede privada não será realizado em outro município do Litoral.

Em Maquiné, as escolas escolhidas inicialmente são: Euclides da Cunha, Zeferino Brasil e Maurício Cardoso. Será aplicado um questionário ilustrado com imagens de alimentos para que os alunos possam marcar os alimentos consumidos no dia anterior e se gostam ou não desse alimento. Também serão verificados dados como peso, altura e sexo, afim de calcular o IMC de cada aluno.

Sobre essa parceria com a Facos na realização deste importante estudo Karine declara: ” Essa pesquisa é muito importante, pois através dela teremos um índice real e um reflexo de como estão as nossas crianças. Futuramente ampliaremos este estudo para todas as escolas, inclusive com a educação infantil, onde teremos uma ideia real dos hábitos alimentares e perfil nutricional de nossos estudantes”, finalizou ela.

Comentários

Comentários