Alunas da terceira idade homenageadas no programa de Inclusão Digital
As aposentadas Laura Dias e Edylia Truda foram recepcionadas com uma surpresa no segundo dia do curso de inclusão digital em que se inscreveram em Capão da Canoa.
As duas novas alunas, de 87 e 80 anos, respectivamente, ganharam da coordenadora da Casa da Ciência e Tecnologia, Patrícia Michelon, brindes da secretaria, por serem as alunas mais velhas e buscarem conhecimento.
“Estou aqui para me atualizar”, disse Laura, decidida a aprender a usar a Internet. Edylia foi inscrita pela filha, que disse ser hoje imprescindível o conhecimento do uso da rede.
Avós se comunicam com netos no Canadá
Inscrita no programa desde a edição do ano passado, a socióloga aposentada Leni Rudnicki aproveita as tardes no curso para aprimorar o que aprendeu. E faz isso se comunicando via Internet com seus filhos e netos, que moram no Canadá. “Tenho também uma filha que mora em Israel e aprender a utilizar esse meio de comunicação está facilitando a minha vida e diminuindo a saudade”, disse.
O casal Jussara e Hermínio Gonçalves admite a dificuldade inicial de aprendizado. “Nunca tínhamos chegado perto do computador. Como nossos filhos não possuem tempo disponível para nos ensinar, nos avisaram que aqui tinha este curso gratuito, destinado à terceira idade”, explicou Jussara. “No início, tivemos um pouco de dificuldade. Mas estamos tentando não perder nenhuma aula. Se não continuarmos, enferrujamos”, complementou o marido.
Três instrutores auxiliam os alunos no programa. Os cursos são gratuitos, na Casa de Telhado Cinza, do complexo Verão Legal RS, à beira-mar de Capão da Canoa.