Alunos criam diário de classe online em Capão da Canoa
O preenchimento dos diários agiliza o trabalho dos professores, propicia economia para a escola e incentiva a prática da pesquisa junto aos estduantes. Na prática, os professores trocam os diários impressos e a caneta pela tecnologia: cada um, com computador de uso pessoal, preenche os dados dos alunos em planilhas que ficam armazenadas em plataformas gratuitas e em sistema de nuvem do hotmail. Cada turma gera pelo menos 20 diários.
Pazetto explica que a ideia do projeto, que está sendo usado de forma experimental em sete turmas da Educação Profissional, nasceu da grande demanda da escola. “O preenchimento online contribui para diminuir a burocracia, agiliza o trabalho do professor, já que cada turma tem entre 35 e 40 alunos, traz economia para a escola, seja em papel, em toner ou manutenção de máquina, permite a correção de dados automática e, também, possibilita à supervisão da escola acompanhar de forma ágil os dados inseridos nos diários por cada um dos professores”.
Na primeira etapa do projeto, os alunos criaram o aplicativo que opera em planilhas do tipo Excel. Atualmente, os estudantes trabalham no desenvolvimento de uma plataforma e na busca da linguagem adequada – java ou php – para expandir o projeto às demais turmas do Instituto. “A disciplina está influenciando o trabalho em sala de aula e instigando a pesquisa. A gente propõe a tarefa e os alunos correm atrás. Está sendo muito gratificante e positivo do ponto de vista pedagógico”, afirma Pazetto, responsável por quatro disciplinas.
O projeto foi muito bem recebido pela equipe diretiva do Instituto. De acordo com a supervisora da Educação Profissional do Riachuelo, Ilca Santana Mansan, a agilidade do projeto dos estudantes contribui para o funcionamento da escola e gera economia de recursos. “Agora, nessas turmas, só ao final vamos imprimir os Diários para arquivo, numa economia grande de papel, toner, mas, fundamentalmente, de tempo para professores e a supervisão”.
Ilca salienta que pode acessar os dados assim que os professores salvam as informações no sistema. “É possível acompanhar mais rapidamente o trabalho e, se preciso, compartilhar informações com outros professores”. O projeto deve ser estendido para as demais turmas do Instituto, que mantém turmas do Ensino Fundamental, Ensino Médio Politécnico e Ensino Médio Integrado à Educação Profissional.
Na prática, a proposta vai gerar benefícios a todos os professores que trabalham com os cerca de 2,3 mil alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio e Educação Profissional. O Instituto está na abrangência da 11ª Coordenadoria Regional de Educação, que tem sede em Osório.