Alunos da EMEF Osvaldo Amaral estudam a cultura do Divino em Osório

Levando em conta a importância da festa religiosa que acontece há anos em Osório e faz parte da história e cultura religiosa do município juntamente com a Festa da Nossa…

Alunos da EMEF Osvaldo Amaral estudam a cultura do Divino em OsórioLevando em conta a importância da festa religiosa que acontece há anos em Osório e faz parte da história e cultura religiosa do município juntamente com a Festa da Nossa Senhora da Conceição e do Rosário, alunos do 8º ano da EMEF Osvaldo Amaral realizaram um trabalho na área.

Visando a Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo se empenharam, tendo a coordenação da professora Mailor Kingeski e produziram telas que falam sobre a cultura. A atividade em sala de aula teve como recurso a obra sobre o Divino Espírito Santo, feita pelo historiador e escritor Pascoalino Lopes Ribeiro (in memoriam).

Durante a semana o público que participou das novenas na Catedral pode conferir a exposição em telas exposta no local.

Foi um trabalho de pesquisa realizado na disciplina de história. O trabalho surgiu com foco na cultura açoriana, que a cidade de Osório mantêm viva através da Festa do Divino Espírito Santo, uma tradição cultural trazida pelos casais açorianos para Osório.

Esta cultura na cidade é muito forte, expressa com a tradição da Folia do Divino Espírito Santo, os tropeiros do divino juntamente com os Festeiros que visitam as moradas levando o Espírito Santo até as famílias. Os foliões são considerado um patrimônio cultural imaterial que ainda existe na cidade e que deve ser trabalhado nas escolas para repassar a cultura com grandeza.
Após pesquisas os alunos confeccionaram painéis que estavam na exposição na Catedral e serão reutilizados na  Amostra Pedagógica que acontece na escola em outubro.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Os alunos do terceiro ano da Escola também realizam atividades alusiva ao Divino, encenando todo o ritual do cortejo chegando numa folia com rainha,rei, mordomas, vigário, alferes, tropeiro e donos da casa.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas