Alunos da rede municipal retornam às aulas em Torres
Aproximadamente 2 mil alunos da rede municipal de Ensino Fundamental retornam às aulas na segunda-feira (03) em Torres. Embora o número ainda não esteja consolidado, pois ainda há fluxo de novos alunos em março, a secretária da Educação, Léa Gálio Gründler destaca que houve um aumento na procura das escolas municipais na ordem de 15%. A demanda maior é resultado da boa qualidade do ensino das escolas municipais de Torres, que em 2006 implantaram o Ensino Fundamental de 9 anos e possuem um índice de 99% de alfabetização já no primeiro ano, ou seja, aos 6 anos.
Além disso, o ensino fundamental mantido pela Administração Municipal está entre os dois melhores do Litoral Norte segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), relativo a 2005/2007, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais (INEP), órgão ligado ao Ministério de Educação. E para capacitar os professores para trabalharem com as crianças mais cedo na alfabetização, a Secretaria de Educação fez parceria com o Grupo de Estudos em Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa). A proposta do grupo é desenvolver em sala de aula a teoria Pós-Construtivista para alfabetizar crianças já a partir dos seis anos com a preocupação de reverter o quadro de desigualdades sociais. “O índice de satisfação é grande, tanto de alunos, pais e professores”, constata Léa.
Assim, as crianças que completam 6 anos até o último dia de abril podem ingressar no primeiro ano. A secretária orienta os pais a respeitarem essa data estipulada pelo Conselho Municipal de Educação. Segundo ela, os pais não devem apressar a alfabetização dos seus filhos. “É importante pedagogicamente que as crianças que nasceram após essa “data corte” tenham a experiência do Jardim 2″, avalia.
O município tem sete escolas de Ensino Fundamental, que possuem um quadro de 135 professores e 28 funcionários. No entanto, incluindo a Educação Infantil, a Secretaria de Educação tem 365 funcionários, entre diretores, professores, pedagogos, auxiliares, merendeiras e motoristas. Todas as escolas passaram por melhorias para o início das aulas e nesta semana a Secretaria de Obras e Trânsito está atuando nas proximidades das escolas para a limpeza das ruas e a pintura das faixas de segurança. A secretária Léa ainda agradece à Secretaria de Obras pelos reparos feitos nas escolas e à do Meio Ambiente pela limpeza dos pátios.