Alunos realizam biomonitoramento do Arroio Serraria Velha em SAP
No último dia 15 de julho, o grupo de monitores do Projeto Peixe Dourado, composto por alunos da Escola José Inácio Machado Ramos, juntamente com a coordenadora Márcia Santos realizaram uma saída a campo ao arroio Serraria Velha para verificar a qualidade das águas através da coleta de macroinvertebrados bentônicos da ordem Ephemeroptera, Plecoptera, Trichoptera e Chironomidae. Os animais bentônicos e suas espécies são indicadores de qualidade da água.
Também na oportunidade observaram os principais impactos existentes no local, como falta de mata ciliar em alguns trechos e o depósito de resíduos sólidos.
Constatou-se que a qualidade das águas do arroio Serraria, apesar da ausência de mata ciliar é boa, podendo apresentar alguma poluição orgânica.
Primeiro os monitores receberam informação sobre os macroinvertebrados e depois foram colocar a teoria em prática.
Segundo os monitores do projeto, Diego Pereira, Madriane, Francieli, Letícia, Daiana, Rodrigo e Bianca, estudantes de 5ª, 7ª e 8ª séries, a experiência além de interessante e divertida, possibilitou o conhecimento de uma fauna que não sabiam existir além de reconhecerem sua importância para o meio ambiente.