Ambulatório de Saúde Mental dá orientações a pais e cuidadores em Torres
A Secretaria de Saúde de Torres está oferecendo um novo serviço à comunidade. Trata-se do grupo de pais e cuidadores, formado pelo Ambulatório de Saúde Mental para dar apoio e orientação aos responsáveis por crianças e adolescentes com algum sofrimento psicológico. O serviço foi criado porque eles são considerados fundamentais na educação e formação das crianças e adolescentes.
O Ambulatório de Saúde Mental, localizado na Unidade de Saúde Américo Muniz dos Reis (Posto Central) funciona como a porta de entrada para quem busca atendimento em saúde mental. Ele atende um fluxo mensal de 400 pessoas. O objetivo do ambulatório é oferecer um atendimento interdisciplinar a pacientes com transtornos psicológicos leves e moderados.
Casos graves são encaminhados para o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), que também atende diretamente os casos de dependência química. Já os casos de crise e de urgência são atendidos no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.
Além do grupo de pais e cuidadores, o ambulatório oferece outros serviços específicos à população como os grupos de acolhida, oficina da alegria e grupoterapia de mulheres, misto e da terceira idade.
Os pacientes também têm consultas médicas em saúde mental e integral, atendimento psicológico e psiquiátrico individual.
A equipe é composta por quatro psicólogas, um médico psiquiatra, um médico clínico geral e uma assistente social. Para ter acesso ao Ambulatório de Saúde Mental é necessário um encaminhamento de um profissional da rede pública de saúde. Então é agendada a participação no grupo de acolhida, onde a equipe realiza uma triagem e encaminha o paciente ao serviço adequado à sua situação.