Amigos e familiares fazem campanha para ajudar menino de Osório com má formação na coluna
Amigos e familiares em uma grande mobilização de solidariedade estão realizando uma “vaquinha online” para ajudar o menino osoriense Joaquim. Jojo, como é conhecido, nasceu com uma má formação na coluna, chamada mielomeningocele, também chamada de espinha bífida.
Ele não tem sensibilidade nos pés e para que possa mesmo assim aprender a caminhar, precisa de um andador ortopédico e órteses, aparelhos que a família não tem condições de comprar.
O objetivo da campanha é arrecadar R$ 2.500. Até o momento, pouco mais de R$ 1000 foi conseguido.
Você pode ajudar com alguma quantia? O Joaquim precisa da contribuição para ter seus aparelhos e viver uma vida mais feliz. Clique aqui e colabore.
Guerreiro
Com 48 horas de vida, o pequeno grande guerreiro enfrentou a primeira batalha das muitas que ainda viriam, a cirurgia emergencial que tinha como finalidade o fechamento do tubo neural evitando o vazamento de licor e a exposição das meninges o que lhe seria fatal.
Passados 14 dias, Joaquim estava em casa se recuperando, porém a mielo deixou como sequelas seu intestino e bexiga neurogênicos, paraplegia nos pés, luxação de quadril, pouco controle de tronco e pés tortos congênitos.
Após utilizar gesso para correção dos pés por quatro meses, Joaquim fez sua 2ª cirurgia com 1 ano e 2 meses, essa com a finalidade de soltar os tendões. A cirurgia foi um sucesso e apesar de não sentir os pés, Jojo vem se esforçando e surpreendendo a todos dia após dia. Hoje, com 1 ano e 10 meses ele consegue dar pequenos passinhos apoiado nos móveis.
Joaquim necessita de uso contínuo de diversos aparelhos ortopédicos, os quais já espera ansiosamente por ser contemplado pelo SUS, mas como todos sabem, o tamanho da fila é grande.
A necessidade é imediata e a família não tem condições financeiras de comprar, por isto qualquer ajuda será bem vinda.