Anticiclone migratório atravessará o RS durante o final de semana: veja previsão para junho
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou o prognóstico climático para junho em todo o Brasil.
Conforme as previsões, o próximo mês terá chuvas abaixo da média no Rio Grande do Sul, que vem sendo afetado por fortes precipitações desde o fim de abril.
Para junho, o tempo deve ser seco na maior parte do país, exceto na região Norte, no leste do Nordeste e em áreas do Maranhão, Piauí e Ceará, onde são esperadas chuvas acima da média.
No Norte, as chuvas podem beneficiar a terceira safra de feijão e milho, enquanto no Sul, a menor quantidade de precipitações ajudará a desencharcar o solo.
As temperaturas em junho devem ficar acima da média em todo o Brasil.
No Rio Grande do Sul, são previstas temperaturas baixas, abaixo de 14ºC, mas ainda assim até um grau acima da média para o mês.
“Não se descarta a ocorrência de geadas em áreas de maior altitude, devido à entrada de massas de ar frio, comum nesta época do ano”, informa o boletim do Inmet.
Próximos Dias
Para o próximo fim de semana, não há previsão de chuva forte no Rio Grande do Sul, embora o tempo possa ficar encoberto.
As temperaturas devem cair com a passagem de um anticiclone migratório pela região sul do estado.
No sábado, o tempo ficará firme em todo o estado.
Já no domingo, podem ocorrer precipitações moderadas nas regiões da Serra, Metropolitana e Litoral Norte. Em Porto Alegre, o tempo deve permanecer firme no fim de semana, com temperaturas variando entre 16ºC e 9ºC.
Para a próxima semana, ainda há previsão de chuva, mas o tempo deve ficar mais estável.