Anticiclone migratório atuará no RS nos próximos dias

Anticiclone migratório será o responsável por mudar o padrão climático no Rio Grande do Sul nos próximos dias, segundo o Boletim Integrado Agrometeorológico 19/2025, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária,…
Anticiclone migratório atuará no RS nos próximos dias, tempo no RS em maio, Feriadão, Rio Grande do Sul
Foto: Arquivo: Prefeitura de Urupema

Anticiclone migratório será o responsável por mudar o padrão climático no Rio Grande do Sul nos próximos dias, segundo o Boletim Integrado Agrometeorológico 19/2025, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em conjunto com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

O sistema de alta pressão atmosférica que se aproxima do estado, conhecido como anticiclone migratório, atuará a partir de domingo (11), promovendo tempo seco e estável em praticamente todas as regiões.

Antes da chegada do tempo firme, no entanto, o Rio Grande do Sul enfrentará um período marcado por chuvas volumosas e instabilidades severas, especialmente concentradas nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste, onde os acumulados podem ultrapassar 150 mm.

Em outras áreas da metade Sul, são esperados volumes entre 50 mm e 150 mm até sábado (10).

Já na metade Norte do estado, a previsão indica precipitações mais brandas, com acumulados entre 10 mm e 50 mm.

Nesta sexta-feira (9), as instabilidades se intensificam com temporais, raios e granizo em diversos pontos do estado.

Os volumes poderão alcançar níveis expressivos, especialmente no interior.

No sábado (10), o cenário muda parcialmente: as chuvas se concentram no Litoral Norte, Serra Gaúcha e Região Metropolitana, mas em volumes menores do que nos dias anteriores.

A virada acontece no domingo (11), quando o tempo firme passa a predominar.

A influência direta do anticiclone migratório, localizado sobre o Atlântico, nas imediações do estado, garantirá dias de céu claro e temperaturas amenas na maior parte do território gaúcho.

Na segunda-feira (12), o sistema de alta pressão continuará atuando com força, mantendo as condições estáveis.

Já entre terça (13) e quarta-feira (14), o avanço do anticiclone poderá gerar nebulosidade no litoral, com possibilidade de chuvas isoladas e de baixo volume nessas regiões.

No restante do estado, o tempo seco continuará, com gradual elevação das temperaturas.

Anticiclone migratório

O boletim também traz atualizações sobre o impacto das condições climáticas nas culturas agrícolas e na pecuária em todo o estado, destacando a importância da estabilidade climática para o desenvolvimento das lavouras e para o bem-estar animal.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

As informações completas e atualizações semanais podem ser consultadas no portal da Secretaria da Agricultura: www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Comentários

Comentários

Notícias relacionadas