Tempo no RS
Geral

Anticiclone migratório avança sobre o RS: veja previsão dos próximos dias

Nos próximos dias, o clima no Rio Grande do Sul será caracterizado por instabilidade inicial e o retorno do tempo firme no fim de semana.

Frigorifico Borrussia

De acordo com o Boletim Integrado Agrometeorológico 41/2024, publicado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) em parceria com Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), um anticiclone migratório será determinante para as condições atmosféricas da região.

Sábado (12/10) e domingo (13/10): Uma crista atmosférica, representando alta pressão em médios níveis, ganhará força e guiará um anticiclone migratório na superfície para avançar sobre o estado.

Com isso, o tempo se estabilizará, proporcionando um fim de semana de temperaturas agradáveis em todo o território gaúcho.

Segunda-feira (14/10): O cenário atmosférico se repetirá, mas com leve aumento nas temperaturas em várias regiões.

Ventos oceânicos de quadrante nordeste se intensificarão, principalmente ao longo da faixa litorânea. Há previsão de nevoeiro em pontos da Região Sul e da Campanha.

Dr. Sander Fridman - 16/11

Terça-feira (15/10): Um cavado em altos e médios níveis, vindo do Rio da Prata, se deslocará em direção ao Rio Grande do Sul, estimulando uma área de baixa pressão na superfície.

Essa configuração trará uma nova frente fria, associada a um ciclone extratropical, provocando chuvas de intensidade moderada a forte, com maior impacto nas regiões Central, Sul, Campanha, Missões e Fronteira Oeste.

Apesar da chuva, as temperaturas devem permanecer amenas durante todo o dia.

Anticiclone migratório avança sobre o RS: veja previsão dos próximos dias

Quarta-feira (16/10): Uma nova crista atmosférica tomará forma, impulsionando outro anticiclone migratório.

A estabilidade voltará a predominar no estado, garantindo temperaturas confortáveis.

A previsão para a próxima semana aponta chuvas de intensidade moderada a forte na metade sul do estado, onde os acumulados podem variar entre 50 e 100 mm.

As regiões Sul, Campanha e Central serão as mais afetadas pelas precipitações.

Além do impacto no clima, o boletim também aborda as condições das culturas agrícolas e a criação de animais no Estado. Mais informações sobre os relatórios podem ser acompanhadas no site oficial: www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania -Sistemas

Comentários

Comentários