Anticiclone migratório, área de baixa pressão e ciclone atuarão nesta semana no RS

A semana começará com mudanças climáticas significativas no Rio Grande do Sul.

Hoffmeister Assistência Funeral

Na segunda-feira (08/07), um anticiclone migratório se expandirá por todo o Estado, resultando em uma queda nas temperaturas e estabilidade no tempo.

A probabilidade de geada aumenta consideravelmente nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste. Durante a tarde, a nebulosidade começará a aumentar nas regiões Sul e Campanha.

Na terça-feira (09/07), as condições climáticas mudarão devido a um cavado em níveis médios, provocando um aumento na nebulosidade em grande parte do Estado e precipitação moderada (entre 10 e 50 milímetros) sobre a Região Metropolitana e o Litoral Norte.

Feira dos Retalhos

Na quarta-feira (10/07), a formação de uma área de baixa pressão entre os litorais gaúcho e catarinense dará origem a um ciclone extratropical.

Esta configuração climática causará precipitações de intensidade moderada a forte (entre 10 e 100 milímetros) nas regiões Metropolitana, Central e Litoral Norte.

Para os próximos sete dias, os prognósticos indicam chuvas de maior intensidade principalmente nas regiões nordeste do Estado.

Anticiclone migratório, área de baixa pressão e ciclone atuarão nesta semana no RS

Na Região Metropolitana, nos Vales, na Serra e nos Campos de Cima da Serra, os volumes de chuva esperados variam de 50 a 150 milímetros, podendo chegar a acumulados superiores de até 300 milímetros no Litoral Norte.

Para as regiões Norte, Centro-oeste e Centro-sul, são esperados volumes entre 20 e 100 milímetros.

Na Fronteira Oeste e na faixa de divisa com o Uruguai, os menores acumulados de chuva não deverão ultrapassar 30 milímetros. Já no extremo Sul do Estado, o prognóstico não aponta volumes significativos de chuva nos próximos sete dias.

star

Além das condições climáticas, o boletim também aborda a situação de diversas culturas e criações de animais pelo Estado. Para mais informações detalhadas e publicações agrometeorológicas, acesse o site da Secretaria em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.

Receba as principais notícias no seu WhatsApp

Litoralmania Sistemas

Comentários

Comentários