Anticiclone migratório influenciará tempo no RS nos próximos dias: veja o que esperar
Nos próximos dias, o clima no Rio Grande do Sul será influenciado pela presença de um anticiclone migratório, que trará estabilidade e variação nas temperaturas.
O Boletim Integrado Agrometeorológico 36/2024, emitido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), prevê tempo estável na maior parte do estado, com destaque para a amplitude térmica.
Eleição 2024: veja quem são os candidatos da sua cidade
Previsão do Tempo:
Sexta-feira (6/9)
A atuação de uma crista atmosférica nos altos níveis, combinada com o avanço do anticiclone migratório, pode provocar geada nas regiões da Fronteira Oeste, Campanha, Campos de Cima da Serra e em áreas isoladas da Região Sul.
As temperaturas devem se manter amenas durante o dia, com aumento da nebulosidade na Região das Missões, Fronteira Noroeste e Alto Uruguai.
Sábado (7/9)
A configuração atmosférica será semelhante ao dia anterior, inibindo a formação de nuvens de chuva.
Entretanto, o Jato de Baixos Níveis transportará ar quente e úmido da Amazônia, aumentando a nebulosidade em todo o estado e elevando as temperaturas.
Domingo (8/9)
A Corrente de Jato em altos níveis vai se intensificar, favorecendo a formação de nuvens de chuva no estuário do Rio da Prata.
A precipitação deve ocorrer principalmente nas regiões Sul, Campanha e Fronteira Oeste. Nas demais áreas, o tempo permanecerá estável, com temperaturas mais altas.
Segunda-feira (9/9)
O tempo seguirá estável, mas com maior nebulosidade e uma leve elevação das temperaturas. Ainda existe um pequeno risco de geada nos Campos de Cima da Serra durante a manhã.
Terça-feira (10/9)
O Jato de Baixos Níveis voltará a atuar, transportando mais umidade e aumentando a nebulosidade no estado. Ainda assim, há possibilidade de geada na Região dos Campos de Cima da Serra, com elevação das temperaturas no restante do dia.
Quarta-feira (11/9)
O anticiclone avançará sobre a Província de Buenos Aires e o Uruguai, mantendo o tempo estável no Rio Grande do Sul, com um leve declínio nas temperaturas ao longo do dia.
Para a semana seguinte, as previsões indicam chuvas concentradas entre o sul e o leste do estado, com volumes entre 5 mm e 30 mm nas regiões do Litoral Norte, Serra, Campos de Cima da Serra, Metropolitana e dos Vales.
Nas demais regiões, os acumulados de chuva serão menos significativos.
O boletim também analisa o impacto dessas condições climáticas nas culturas agrícolas e criações de animais.
Para mais informações, acesse o site da Secretaria da Agricultura em www.agricultura.rs.gov.br/agrometeorologia.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp