Anticiclone migratório se deslocará em direção ao oceano durante o final de semana
A previsão para o Rio Grande do Sul nos próximos dias indica tempo estável até o fim de semana, graças à atuação de um anticiclone migratório que se deslocará em direção ao oceano.
Conforme o Boletim Integrado Agrometeorológico 40/2024, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga, o clima deve ser marcado por estabilidade, mas com alterações a partir do início da próxima semana.
Na sexta-feira (4/10), o anticiclone migratório avança para o oceano, mantendo o tempo estável, apesar de modestas alterações na configuração atmosférica em médios e altos níveis.
Pela manhã, há chances de nevoeiro nas regiões próximas à Laguna dos Patos e Lagoa Mirim, mas o clima se manterá agradável ao longo do dia, com temperaturas amenas.
No sábado (5/10) e domingo (6/10), o anticiclone se estabiliza próximo ao Rio da Prata, resultando em dias ensolarados e temperaturas mais altas em comparação com os dias anteriores.
O tempo permanecerá agradável e sem grandes mudanças climáticas.
A partir de segunda-feira (7/10), uma mudança começa a ser observada.
Um vórtice ciclônico associado a um cavado em altos e médios níveis, posicionado no oeste da Cordilheira dos Andes, poderá formar um cavado pré-frontal entre o Paraguai e o Rio Grande do Sul, o que eleva as chances de nevoeiro nas Regiões Central, Missões e Noroeste.
As temperaturas deverão continuar amenas, sem grandes elevações.
Na terça-feira (8/10), o deslocamento do vórtice ciclônico sobre o interior da Argentina, junto ao cavado, intensificará o sistema em superfície.
Isso provocará chuvas moderadas em regiões como a Fronteira Oeste, Missões, Noroeste e parte da Região Norte.
A temperatura sofrerá leve queda, e ventos oceânicos do quadrante nordeste poderão ser sentidos ao longo do litoral gaúcho.
Já na quarta-feira (9/10), o vórtice ciclônico gerará uma frente fria em superfície entre Argentina e Uruguai, provocando chuvas moderadas sobre a Fronteira Oeste e Missões.
O declínio nas temperaturas será mais acentuado, acompanhado por ventos mais fortes, principalmente ao longo do litoral do Rio Grande do Sul.
De acordo com o boletim, a previsão é de chuvas fracas a moderadas na metade Norte do estado, com volumes mais baixos ao longo da costa. As precipitações podem atingir até 50 mm em áreas isoladas no Norte, enquanto na Região Central os acumulados ficam em torno de 2 mm.
Acompanhe as atualizações climáticas e seus impactos nas lavouras e criações pelo Estado no portal da Secretaria de Agricultura.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp