Anvisa aprova injeção que ajuda pessoas com sobrepeso ou obesas a perder até 20% do peso
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um novo tratamento para pessoas com obesidade ou sobrepeso na última segunda-feira (2).
O Wegovy, que usa como princípio ativo a semaglutida, é uma injeção usada em conjunto a uma dieta hipocalórica e à prática de exercício físico intenso para melhorar o controle (perda e manutenção) de peso.
– ? 30 kg/m2 (obesidade);
– ? 27 kg/m2 a < 30 kg/m2 (sobrepeso) com, pelo menos, uma comorbidade relacionada ao peso, por exemplo, disglicemia (pré-diabetes ou diabetes mellitus tipo 2), hipertensão, dislipidemia, apneia obstrutiva do sono ou doença cardiovascular.
O medicamento será comercializado sob prescrição médica, porém, ainda não há um preço definido pela CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos).
Também não há uma previsão exata para a disponibilização da injeção no mercado por questões de logística de distribuição do fabricante e dos revendedores, que influenciam diretamente no prazo de entrega.
Ainda não há definição de preço para o Brasil.
Mais informações
O medicamento Wegovy é uma solução injetável a ser usada pela via subcutânea que contém a substância ativa semaglutida.
A semaglutida é classificada como um agonista do receptor de GLP-1 (AR de GLP1) e tem uma homologia de 94% com GLP-1 humano.
A semaglutida tem um potencial terapêutico único para controle do peso, incluindo perda e manutenção do peso, devido a seus efeitos combinados não apenas sobre o peso corporal, mas também sobre o metabolismo da glicose e outras comorbidades relacionadas ao peso.
Os efeitos bem caracterizados da semaglutida no corpo são mediados por meio de ativação específica do receptor GLP-1.
Os ARs de GLP-1 e GLP-1 nativos reduzem o peso corporal por meio da redução de ingestão de energia via indução de sensações de saciedade e satisfação e da redução da sensação de fome.
A semaglutida foi desenvolvida para ter uma taxa de eliminação baixa e, consequentemente, uma meia-vida de eliminação longa, tornando o composto adequado para administração uma vez por semana.
A semaglutida já está aprovada para comercialização nos EUA, UE, Japão, Canadá, Brasil e em vários outros países sob os nomes comerciais Ozempic® (via subcutânea) e Rybelsus® (via oral).
A primeira aprovação da semaglutida foi obtida para Ozempic®. O Ozempic® é indicado como adjuvante à dieta e exercícios físicos para melhorar o controle glicêmico em adultos com diabetes mellitus tipo 2 (DM2).
Este processo foi analisado de acordo com o procedimento otimizado temporário de análise (RDC nº 750/2022) e em conformidade com a RDC 55/2010.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp