Anvisa aprova novo medicamento para tratar casos de covid-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou autorização emergencial e em caráter experimental de mais um medicamento para tratamento de pacientes com covid-19, o Sotrovimabe.
Esse é o quinto remédio autorizado no Brasil, sendo o quarto par uso emergencial.
O Sotrovimabe foi autorizado para pacientes com quadros leve e moderado e com risco de evolução para uma situação grave, podendo ser administrado em pacientes adultos e adolescentes com 12 anos ou mais (e que pesem pelo menos 40 kg).
Ele é contraindicado para pacientes hospitalizados, que precisem de suporte ventilatório.
A medicação também é de uso restrito a hospitais e não pode ser vendido em farmácias e drogarias. A dose recomendada é uma dose única de 500 mg, administrada por infusão intravenosa.
O Sotrovimabe é um anticorpo monoclonal feito em laboratório que imita a capacidade do sistema imunológico de combater o vírus.
Ele atua contra a proteína spike do Sars-CoV-2 e é projetado para bloquear a ligação do vírus e a sua entrada nas células humanas.
A biotecnologia farmacêutica cria ainda uma barreira para a seleção de variantes resistentes e permite que o medicamento mantenha a atividade in vitro contra cepas mutantes do vírus.