Aparição de baleias encanta moradores no litoral
A presença de baleias-francas no litoral Norte do Rio Grande do Sul chamou a atenção de moradores neste sábado (7).
Os imponentes mamíferos foram avistados em Capão da Canoa, e nos dias anteriores, em Torres, encantando quem passava pela praia e registrou o fenômeno em fotos e vídeos.
Segundo o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (Gemars), é comum que as baleias-francas-austrais apareçam na costa gaúcha durante essa época do ano.
Isso ocorre porque a espécie migra da região Subantártica para águas mais quentes no Brasil, onde ocorre o período reprodutivo.
— “Essas baleias passam o verão alimentando-se em áreas próximas à Terra do Fogo e Antártica. No inverno, migram para o Sul do Brasil em busca de águas mais quentes, onde permanecem para se reproduzir”, explicou Paulo Henrique Ott, biólogo e pesquisador do Gemars.
Embora a maior concentração de baleias-francas no Brasil ocorra em Santa Catarina, as aparições no Rio Grande do Sul têm se tornado cada vez mais frequentes desde a proibição da caça em 1987.
Segundo o professor da UERGS, o número de baleias está crescendo, expandindo sua área de presença.
Com até 18 metros de comprimento, essas baleias costumam dar à luz seus filhotes enquanto permanecem no litoral gaúcho.
A Gemars alerta que, embora os animais não representem risco aos banhistas, a aproximação deve ser evitada para garantir a segurança de ambos.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp