Após acidente com morte, PRF aumenta fiscalização e retém ônibus em Osório
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) iniciou na última segunda-feira (28) a XI Operação Temática de Fiscalização de Transportes de Passageiros (OTEPAS) em Osório, RS, com o objetivo de reforçar a segurança e o cumprimento das normas para o transporte coletivo de passageiros.
Após uma fase teórica, a operação avançou para a etapa prática nesta quarta-feira (30), na qual dois ônibus foram retidos.
Os veículos pertenciam à mesma empresa, recentemente envolvida em um acidente com óbito na BR-290, em Santo Antônio da Patrulha.
Durante a abordagem, a PRF constatou que ambos os motoristas não possuíam o Curso Especializado para o Transporte Coletivo de Passageiros (CETCP), essencial para o transporte seguro de passageiros.
Um dos ônibus viajava de Arroio do Sal para Porto Alegre e o outro de Porto Alegre para Florianópolis.
Diante das irregularidades, a PRF reteve os veículos até que a situação fosse regularizada.
O acidente com a empresa ocorreu no dia 18 de setembro, quando o ônibus colidiu com a traseira de um caminhão na BR-290.
O motorista faleceu no local e uma passageira sofreu ferimentos leves; os outros 35 passageiros saíram ilesos, assim como o condutor do caminhão, um homem de 72 anos.
A Operação OTEPAS, que ainda está em andamento, busca garantir que tanto veículos quanto motoristas cumpram os requisitos de segurança e estejam de acordo com a legislação nas rodovias federais do estado.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp