Após anos de seca, pescadores esperam boa temporada de camarão na Lagoa do Peixe
Após dois anos consecutivos de seca afetando a Lagoa do Peixe, os pescadores da região estão otimistas com a temporada de captura do camarão rosa.
A abertura da safra 2023/24 teve início na semana passada, em Tavares, no Litoral Sul, e está programada para seguir até a primeira quinzena de maio.
Diferentemente de outras áreas, na Lagoa do Peixe, a data de pesca é flexível e determinada pelo tamanho do crustáceo, com base em um monitoramento conjunto feito por pescadores artesanais e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Desde 2019, os pescadores artesanais cadastrados estabeleceram uma parceria com o órgão ambiental por meio de um termo de compromisso. Esse acordo técnico serve como base para definir a abertura, pausas e fechamento da safra.
Segundo a Emater/RS-Ascar, essa medida fortaleceu a relação entre pescadores e o ICMBio, destacando a transparência, o respeito ao modo de vida tradicional e o esforço conjunto pela sustentabilidade.
A Lagoa do Peixe integra o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, uma área de conservação ambiental federal situada nos municípios de Tavares e Mostardas.
Além de ser uma importante fonte de alimentos para aves migratórias, a lagoa representa uma fonte de renda crucial para as 201 famílias de pescadores artesanais cadastrados na região.
A prefeitura, o ICMBio e a Emater/RS-Ascar estiveram presentes durante a colocação das redes na lagoa, colaborando ativamente com os pescadores.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp