Após escrita em porta de banheiro de escola, prefeitura de São José do Norte emite nota e procura a polícia
“A prefeitura de São José do Norte, através da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), vêm a público esclarecer sobre boatos que circularam nas redes sociais acerca de uma suposta ameaça de ataque nas escolas do município na data de ontem (11).
A equipe da SMEC, conjuntamente com a equipe diretiva da E. M. E. F. João de Deus Collares, esclarece que na data de ontem (11), a direção da escola se dirigiu até a delegacia da Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência, cujo intuito foi relatar sobre uma escrita encontrada na porta de um dos banheiros da escola, de teor relacionado aos acontecimentos noticiados pela mídia nos últimos dias em relação a ataques ocorridos em escolas de outros estados.
Imediatamente a identificação da escrita, a escola iniciou uma averiguação sobre o assunto para identificação de possíveis autores de tal atitude.
Os boatos então foram disseminados a partir desse fato, mas não foi constatado ameaça concreta a nenhuma escola da rede municipal.
Nas últimas semanas, diversas escolas públicas e particulares de todo o Brasil, têm relatado episódios de publicações nas redes sociais com teor de violência, possíveis ameaças e também notícias ‘fake’, conforme noticiado na mídia nacional e diante de tal cenário, a reação da comunidade nortense diante dos boatos é compreensível, mas aproveitamos para solicitar aos pais ou responsáveis que não compartilhem notícias sem antes verificarem junto às escolas ou a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a veracidade das mesmas.
Ressaltamos que temos zelado pela manutenção da segurança e bem estar nos ambientes escolares necessário para o bom andamento das atividades pedagógicas, e que iremos intensificar a ronda escolar e ampliar o monitoramento que já tem sido feito pela Guarda Municipal, dentre outras medidas de restrição do acesso de pessoas aos ambientes internos das escolas.
Ainda cabe esclarecer que as ações da Brigada Militar em visitas a escolas, trata-se de uma iniciativa recente do Governo do Estado que busca orientar as equipes escolares e a prevenção da violência nas escolas. Essas visitas vão passar a ocorrer de forma mais frequente nas nossas escolas, pois trata-se de um suporte positivo diante do cenário tão delicado que nosso país tem enfrentado.
A Brigada Militar solicita que qualquer denúncia seja feita pelos telefones 190 ou 181 e a Smec segue a disposição da comunidade para maiores esclarecimentos pelo telefone (53) 3238 1502 e de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h”, finaliza a nota.
Receba as principais notícias no seu WhatsApp