O padre Ceverino Craco, da Paróquia Nossa Senhora do Caravágio, de Osório, que sofreu um grave acidente de trânsito, na tarde do dia 19/06/2020, na BR-101, recebeu alta hospitalar.
Ele conduzia um veículo, quando perdeu o controle do carro, saiu da pista e bateu em um poste.
A colisão ocorreu na altura do km 61, em Maquiné.
O religioso, de 55 anos, foi socorrido e encaminhado em estado grave a UTI do Hospital Mãe de deus, na capital, onde estava há quase sete meses internado.
Veja a nota da Diocese de Osório abaixo e também a atualização do estado de saúde do padre desde então.
Boletim sobre o estado de saúde do Pe. Ceverino Craco, que sofreu um acidente de carro no final do dia de 19 de junho e encontra-se internado no Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre.
Atualização, às 08h30min, 18/01, terça:
No dia de ontem, 17/01, segunda, dom Jaime Pedro acompanhou a alta hospitalar do Pe. Ceverino e nos envia informações:
“Irmãos/ãs, espero encontrá-los/as bem. Passando para comunicar que finalmente, faltando dois dias para completar 7 meses do acidente do padre Ceverino, ele recebeu alta hospitalar e já está no Lar Sacerdotal em Gravataí.
As visitas precisam ser agendadas e tem o limite máximo de três pessoas por vez e não mais de uma hora.
Pe. Ceverino está bastante emotivo, mas muito otimista e a expectativa é de no máximo um mês para poder andar e completar a recuperação junto aos irmãos no novo lar.”
(Dom Jaime Pedro Kohl – Bispo da Diocese de Osório)
Agradecemos a cada um/uma que nos acompanhou nessa jornada de fé, oração e esperança pela recuperação de Pe. Ceverino.
Com a alta hospitalar, não faremos novos boletins.
Encerramos aqui a divulgação do estado de saúde do Pe. Ceverino, com a certeza de missão cumprida.
Atualização, às 09h, 14/01, sexta:
O bispo da Diocese de Osório tem novas informações sobre Pe. Ceverino, confira:
“Irmãos, paz e bem. As coisas as vezes não acontecem como gostaríamos. A transferência do padre Ceverino para o Lar Sacerdotal prevista para esta sexta-feira, 14/01, foi adiada para a semana que vem, porque o médico cirurgião não liberou devido uma drenagem não concluída.
Mas no mais está bem, segundo informou a cuidadora que hoje esteve com ele.
Louvamos ao Senhor e continuemos rezando. (Dom Jaime)”
Atualização, às 09h, 07/01, sexta:
Dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório, envia notícias de Padre Ceverino e sobre a cirurgia realizada:
“A cirurgia correu tudo bem e já está de volta no quarto. Até domingo pela tarde, 09/01, familiares estarão acompanhando.
Encontrei ele muito bem em todos os sentidos. Muito animado e com esperança de no final da próxima semana poder sair do hospital.
A cirurgia foi somente na perna direita e só puxaram a pele. A escara maior já está praticamente curada só ter uns cuidados e não precisa cirurgia.
Livre das sondas e fazendo esforço para se alimentar bem para não ter que voltar a usar. Ele está muito otimista e isso é muito bom e nos alegramos com ele.
A esperança de em breve receber alta é de grande chance. O que não dispensa continuar rezando e torcendo para que as perspectivas se concretizem.” (Dom Jaime)
Atualização, às 15h, 05/01, quarta:
O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, tem novas informações sobre a recuperação do Pe. Ceverino:
“Boa tarde irmãos/ãs, passando para avisar que o padre Ceverino ligou comunicando que a cirurgia para implante de pele marcada para a próxima sexta-feira foi antecipada para amanhã, quinta, 06/01, às 10 horas.
Pedimos a oração de todos para que tudo ocorra bem e que a cura vá se completando, para que logo mais possa receber alta do hospital.
Pe. Ceverino está muito animado com a aproximação da possibilidade de alta em algumas semanas.” (Dom Jaime)
Atualização, às 14h, 29/12, quarta:
Dom Jaime visitou padre Ceverino e nos envia notícias:
“Ontem, 28/12, estive visitando padre Ceverino. Ontem mesmo retiraram as sondas. Só ficou a da alimentação. Está na expectativa da cirurgia de implante de pele, o que seria a cura final das escaras que já estão livres de infecção.
Continuemos rezando para que o Senhor lhe dê força e coragem para continuar na luta”. Dom Jaime Pedro Kohl
Atualização, às 16h, 16/12, quinta:
O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, esteve hoje, 16/12, visitando padre Ceverino e envia informações:
“Boa tarde irmãos, estou chegando do Hospital Mãe de Deus, onde visitei o padre Ceverino. Ao perguntar o que queria comunicar a vocês foi categórico: “diga que estou bem, lutando contra as escaras e faço tudo para me recuperar quanto antes.”.
Ele diz estar sem forças para andar, mas que isso vem depois. O encontrei bem mais disposto e falante. Aos poucos vão retirar de novo a sonda de alimentação, pois pode comer de tudo.
Agora está sendo cuidado durante o dia por duas pessoas contratadas que se alteram. Isso de segunda a sexta. Sábado e Domingo, os irmãos se revezam.
Ficaria contente se conseguíssemos que para o Natal pudesse passar ao Lar, mas ainda não dá para garantir.
Cresce a confiança que vai ficar bem. Continuemos firmes nas preces.”
Atualização, às 9h, 06/12, segunda:
Dom Jaime Pedro Kohl nos informa que padre Ceverino foi novamente encaminhado para o Centro de Terapia Intensivo (CTI), está entubado e sedado devido ao tratamento para combater uma infecção hospitalar.
Novos exames estão sendo realizados para verificar se não há outras complicações.
Diante desse quadro que inspira muitos cuidados, dom Jaime pede que se continue rezando para que ele tenha forças para superar essa e outras dificuldades, até chegar a plena recuperação.
Atualização, às 8h30min, 02/12, quinta:
Segundo informações da equipe médica enviadas ao bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, padre Ceverino segue bem no seu processo de recuperação.
Também uma equipe de psicologia do Hospital Mãe de Deus está acompanhando o padre há algumas semanas.
Padre Ceverino tem ficado um pouco sonolento, devido aos antibióticos que deixam a pressão mais baixa. Mas, a princípio está bem e a cura das escaras por pressão (feridas) está progredindo e melhorando. Também está recuperando um pouco de peso.
Padre Ceverino continua sem previsão de alta hospitalar.
Atualização, às 18h, 26/11, sexta:
O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, envia informações sobre a recuperação de Pe. Ceverino:
“Ontem, quinta-feira, 25/11, estive visitando o padre Ceverino. Encontrei ele muito sonolento. Pelo que me disseram há dois dias vinha assim com pressão baixa e só querendo dormir e comendo quase nada. Já era umas 15 horas e não tinha almoçado.
Com a chegada do fisioterapeuta ele também não reagia, foi quando decidiram colocá-lo na cadeira.
Após a higiene, conseguiu comer um pouco, a pressão voltou ao normal e passou a interagir bem.
Antes de eu sair perguntei o que gostaria de dizer as tantas pessoas que perguntam por ele. Respondeu que está difícil, mas continua lutando, e que faz tudo o que os médicos estão pedindo.
Conversando com a equipe de enfermagem disseram que as escaras estão evoluindo bem, o que significa que tem esperança que, aos poucos, quem sabe possa receber alta.
Continuemos orando.”
Atualização, às 14h, 19/11, sexta:
Dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório, envia informações sobre a recuperação do Pe. Ceverino:
De acordo com a médica que o acompanha, padre Ceverino segue estável, em tratamento de infecção em uma escara (ferida) por pressão, fazendo uso de antibióticos e curativos. Além disso, segue com uma terapia nutricional que, segundo a médica, é de extrema importância para ele.
Também um familiar do padre Ceverino contou que em visita recente o encontrou contente e interativo.
Dom Jaime também relatou que, nessa semana, em uma conversa com os diáconos da Diocese de Osório, se mostrou solidário e falou sobre a experiência dura da enfermidade. Mas de forma positiva. Manifestou sua gratidão por tantas pessoas estarem orando por ele.
De acordo com o bispo, não há até o momento perspectivas de alta hospitalar em virtude do controle da infecção na escara por pressão, porém, aos aos poucos, vai cicatrizando.
Por fim, dom Jaime pede a todos/as que continuemos com as orações.
Atualização, às 09h, 08/11, segunda:
Dom Jaime esteve visitando Pe. Ceverino na manhã de domingo, 07/11, e nos envia informações:
“Estive com o padre Ceverino e ele estava até bem, mas a irmã dele disse que a noite de sábado, 06/11, foi complicada porque baixou muito a pressão e não conseguiam acordá-lo. Tiveram que medicar.
Provavelmente isso aconteceu porque está comendo pouca comida salgada.
A notícia melhor que deixou a irmã dele animada é que a ferida (úlceras de pressão) diminuiu consideravelmente.
Permanece fraco com dificuldade de caminhar. Como levei os óculos de leitura, no exercício que fizemos mostrou dificuldades. Provavelmente também nesse aspecto terá que se exercitar.
Continua sem previsão de alta. Seguimos pedindo a Deus que lhe dê muita paciência e espírito de resistência.” (Dom Jaime Pedro Kohl)
Atualização, às 11h30, 01/11, segunda:
Dom Jaime Pedro Kohl, bispo diocesano, esteve visitando o padre Ceverino na manhã de domingo, 31/10, e nos envia informações sobre a recuperação.
“O irmão do Pe. Ceverino, o Sílvio, estava com ele desde ´último sábado, 30/10. Quando cheguei eles estavam jogando bisca e Pe. Ceverino estava ganhando do irmão. Sinal que a cabeça está boa, porém até o jeito se segurar as cartas revela sua fragilidade física.
A médica que o acompanha disse que está evoluindo cada dia, mas voltou a receber antibióticos devido a infecção que volta na ferida que está sendo tratada. No momento, ainda não tem previsão de alta.
Levei o irmão do Pe. Ceverino para conhecer o Lar Sacerdotal e ver onde estamos pensando que deverá ficar ao sair do hospital até sua completa recuperação.
Silvio ficou muito contente com o local. Nem precisa dizer que mesmo reconhecendo o bom atendimento do Hospital Mãe de Deus, pe. Ceverino não vê a hora de sair do hospital.
Ao final da visita, pe. Ceverino pediu a benção como vem fazendo nas últimas visitas. Está determinado a superar tudo para voltar a exercer o ministério.
Continuemos pedindo ao Senhor pela sua recuperação.”
(Dom Jaime Pedro Kohl, 31/10/2021).
Atualização, às 15h30, 18/10, segunda:
Dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório, esteve acompanhando o Pe. Ceverino na noite de domingo, 17 de outubro, e nos envia informações:
“Bom dia irmãos, espero encontrá-los bem.
Passei mais uma noite com padre Ceverino. No final de semana ficou o irmão dele. Conseguiu dar cinco passos com andador. Jogou cartas com ele. Ontem foi tirada a traqueostomia. Nos próximos dias deve ser retirada a sonda de alimentação, pois já está comendo melhor. E talvez na próxima semana as outras duas.
Está mais contente. Dormiu toda noite. Não chamou nenhuma vez. Não está mais tomando antibióticos. Toda a preocupação agora é com as escaras que vai precisar de muita paciência e cuidados de enfermagem. Embora não tenha previsão de alta, mas tudo indica que estamos próximos. Continuemos unidos na prece, e nos cuidando para poder cuidar de outros. Uma boa semana.” (Dom Jaime Pedro Kohl, Bispo da Diocese de Osório)
Atualização, às 16h, 11/10, segunda:
Dom Jaime acompanhou o Pe. Ceverino na noite de domingo, 10 de outubro, e nos relata como ele tem passado:
“Irmãos, passando para dar notícias do padre Ceverino. Ontem, 10/10, quando cheguei de tardezinha ele estava comendo sozinho, mesmo com um pouco de dificuldade. Pelas 21 horas foi medicado e dormiu toda a noite.
Na primeira conversa perguntou se eu sabia da morte do cunhado. Disse que sim e que não contamos antes porque achamos que quem devia contar era a irmã dele. Aceitou numa boa. Assim segue evoluindo bem devagar mas consciente das coisas.
Falei da recente transferência de alguns padres para algumas paróquias de nossa Diocese e ele achou que ficou bom da forma que procedi. E pediu qual a Paróquia vou transferir ele. Portanto vejo ele mais sereno.
Seguimos rezando e confiantes na sua completa recuperação. Que nossa Senhora Aparecida interceda por todos nós. Tenhamos uma boa semana. (Dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório).
Atualização, às 13h30min, 07/10, quinta:
Na quarta-feira, 06 de outubro, esteve acompanhando o Pe. Ceverino o pároco da Paróquia Senhor Bom Jesus (Morrinhos do Sul e Mampituba), Pe. Ildomar Danelon, que nos envia informações:
“Pe. Ceverino continua evoluindo, apesar de precisar de cuidados semi-intensivos.
Ainda produz secreção nos pulmões, sendo necessária eventual sucção.
Quanto aos sedativos, a equipe médica está diminuindo e trocando os medicamentos, sendo um processo lento, haja vista o incômodo das sondas especialmente.
Hoje progrediu na fisioterapia, conseguindo, com ajuda, ficar em pé, esticando quase completamente as pernas. Os profissionais de fisioterapia acreditam que nos próximos dias já será possível começar exercícios com o andador.
No final do dia jantou alimentos sólidos e se colocou a descansar.” (Pe. Ildomar)
Atualização, às 21h30, 2/10, sábado:
Dom Jaime esteve em visita ao padre Ceverino e nos envia uma mensagem:
“Boa noite irmãos.
Passando para dar notícias do padre Ceverino. Poucas novidades. Seu quadro continua estável com lenta melhora. Os médicos estão trabalhando para diminuir a medicação no sentido aliviar o máximo o sofrimento, mas não deixando de tratar e prevenir as infecções.
O humor dele está melhor e bastante lúcido. Preocupado com seu futuro, o que significa consciência da gravidade da sua situação.
Continua sem nenhuma previsão de alta. Confirmada a conveniência de ter acompanhante também de noite.
A alimentação praticamente normal mas também por sonda.
Continuamos lembrando nas nossas preces, pois acreditamos que já nos deu provas maís que suficientes que ajuda muito.”
(Dom Jaime Pedro Kohl)
Atualização, às 15h30min, 18/9, sábado:
O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, esteve com Pe. Ceverino e nos envia informações:
“Olá irmãos,
Estive visitando o padre Ceverino neste sábado, 18 de setembro. Nos sábados e domingos, os irmãos é que acompanham ele.
Hoje ele estava mais tranquilo, segue recebendo medicação para ajudar na ansiedade e também com acompanhamento psicológico.
Permanece com as sondas, porém já se alimenta com comida sólida. Já água pura ainda não, o que sente muito, mas ele mesmo diz que precisa lutar.
Alguém comentou que hoje estava mais tranquilo e ele mesmo pontuou que diante do “chefe” precisava se comportar. Isso é sinal de lucidez, assim como o fato de perguntar se tinha dado certo questões de documentação junto ao INSS.
Estamos cientes que o caminho de recuperação física será longo pela grande perda de massa muscular. Segundo a médica que o acompanha ele segue evoluindo.
Continuamos solidários com ele pela oração. Bom final de semana.”
(Dom Jaime Pedro Kohl)
Atualização, às 15h30min, 08/9, quarta-feira:
O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro Kohl, esteve visitando Pe. Ceverino e envia informações:
“Padre Ceverino está evoluindo muito bem no aspecto neurológico. Os médicos e a própria irmã Odila estão surpresos por ele lembrar das coisas e ter um raciocínio lógico.
Fisicamente, Pe. Ceverino relata dor no corpo, compreensível pelas quatro sondas invasivas e a ferida (escara) que se formou pelo tempo passado de costas.
A equipe médica está estudando se é conveniente ou não tirar a sonda da alimentação e traqueostomia. Ainda não se tem previsão de receber alta.
Louvamos e bendizemos o Senhor pela evolução na recuperação e continuemos a interceder para lhe dê força e paciência no carregar a cruz dos desconfortos que não devem ser poucos. (Dom Jaime Pedro Kohl).
Atualização, às 8h30min, 03/9, sexta:
Dom Jaime esteve visitando Pe. Ceverino ontem, quinta-feira, 02 de setembro, e envia informações:
“Boa noite irmãos. Não escrevi antes porque estava esperando o informe da doutora. Mas como não chegou até o adiantar da noite de quinta-feira, 02/09, vos falo sobre o que vi e ouvi.
O padre Ceverino está melhorando aos poucos. Passou para outro quarto semi-CTI. Está sozinho no quarto e com bom atendimento, mas se faz necessária a presença de acompanhante.
Já está ingerindo comidas pastosas. Mais falante e conectando melhor seus pensamentos. Mais consciente e diz não lembrar nada do acidente. E não entende como isso foi acontecer com ele, dizendo ser um bom motorista.
Seguimos confiantes em sua recuperação e firmes na oração!” (Dom Jaime Pedro Kohl)
Atualização, às 9h, 27/8, sexta:
A médica responsável pelo tratamento de Pe. Ceverino nos informa nesta sexta-feira, 27 de agosto, que seguem realizando curativos na lesão por escaras devido ao tempo na mesma posição e está sendo ministrado antibióticos.
Pe. Ceverino também tem realizado muita fisioterapia e fonoaudiologia para reabilitação e está em atendimento psicológico pela equipe do hospital. Embora a excelente evolução, a médica afirma que ainda não é possível prever alta hospitalar.
Foi solicitado pela equipe médica compreensão e apoio de todos que acompanham a recuperação, para, no momento, evitar visitas ao Pe. Ceverino, pois acaba interferindo emocionalmente a sua recuperação.
Reiteramos, a pedido do corpo clínico, que o Pe. Ceverino está evoluindo muito bem, melhor do que os prognósticos, mas, no momento, as visitas estão restritas aos irmãos e ao nosso bispo, dom Jaime Pedro Kohl.
Na medida que recebemos informações, continuaremos informando pelo Facebook e outros canais de comunicação da Diocese de Osório.
Sempre unidos e em oração!
Atualização, às 17h, 24/8, terça:
A médica que acompanha o tratamento do Pe. Ceverino informa que ele estava ótimo na tarde de segunda-feira, 23 de agosto, inclusive falando. Já pela noite teve um sangramento na lesão por escaras, devido a longa permanência na mesma posição e precisou fazer alguns pontos para estancar o sangramento. Hoje, terça-feira, 24 de agosto, segundo a médica, já estava melhor.
Atualização, às 10h30min, 22/8, domingo:
Na manhã de sábado, 21/8, dom Jaime esteve visitando o padre Ceverino. Estavam também o irmão e a irmã dele.
Não foi possível conversar com os médicos. Mas as impressões da visita é que Pe. Ceverino está mais reativo e continua evoluindo. Reconhece as pessoas e consegue dizer quem é e responde corretamente perguntas simples.
Dom Jaime afirma ser compreensível uma certa agitação pelas sondas e escara (ferida) provocada pelo tempo na mesma posição.
Nosso bispos pede que continuemos solidários com ele, muito confiantes que vai ficar bem, mesmo que o tempo de recuperação seja longo.
Atualização, às 9h, 20/08, sexta:
A médica que acompanha o Pe. Ceverino informa que a recuperação dele segue evoluindo bem. Dom Jaime pontuou que percebe uma certa ansiedade e agitação quando Pe. Ceverino tenta se comunicar. E a doutora afirmou que é normal, nada que traga problemas para a recuperação.
Seguimos confiantes, esperançosos e unidos na oração.
Atualização, às 19h30min, 17/08, terça:
Dom Jaime esteve visitando o Pe. Ceverino nesta terça-feira, 17 de agosto, acompanhado do pároco da Paróquia Santa Teresinha de Santo Antônio da Patrulha, padre Marcelino Willrich, e nos envia informações:
“A irmã da Pastoral Hospitalar pediu para fazermos uma celebração da Palavra, lá mesmo no CTI, com o Pe. Ceverino e alguns funcionários do hospital. Se juntou um bom grupo, rezamos e abençoamos todos os doentes do Setor e os seus cuidadores.
Pe. Ceverino está bem mais desperto, reconhece e entende, mas ainda não consegue falar ou muito pouco. A coordenação motora ainda está muito fragilizada. Pediu caneta e papel através de gestos, mas não conseguiu escrever nada.
Ele parece estar bastante ansioso e se percebe que queria se livrar das sondas, mas por agora não tem como. Já não está mais com o dreno do pulmão e os rins estão funcionando.
Portanto, podemos aumentar o nosso otimismo com relação a recuperação, que esperamos que seja plena. Quanto tempo vai precisar de reabilitação motora e linguística, não sabemos.
As preces de tantos irmãos e irmãs certamente estão ajudando. Continuemos suplicando a Deus, pois tudo e possível para quem Nele crê e espera.” (Dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório).
Atualização, às 18h30min, 14/08, sábado:
A notícia de hoje sobre a recuperação do Pe. Ceverino reforça ainda mais a esperança.
De acordo com informações da médica que acompanha Pe. Ceverino, a recuperação segue evoluindo, ele continua desperto e interagindo.
Para dom Jaime o boletim de hoje aumenta ainda mais a esperança e nos incentiva a continuar orando.
Atualização, às 19h30min, 12/08, quinta:
Dom Jaime esteve visitando o Pe. Ceverino nesta quinta-feira, 12/08, acompanhado do pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes de Arroio do Sal, Pe. Edson Bataglin, e nos envia uma mensagem cheia de esperança:
“Graças ao bom Deus temos sinais de esperança. Mesmo que quando chegamos para a visita e Pe. Ceverino estivesse bem sonolento, depois do banho, passando para a cadeira, se mostrou interativo. Mexendo bastante as pernas e mãos e um olhar atento às nossas pessoas.
A médica de nefrologia se mostrou otimista com a retomada do funcionamento dos rins, agora a hemodiálise será retomada se precisar. A médica neurologista também mostrou contentamento com a melhora destes últimos dias.
Saímos contentes e convidamos a continuar firmes nas súplicas Aquele que tudo pode. Que o Pai providente a todos abençoe.”. (Dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório)
Atualização, às 19h, 07/08, sábado:
Dom Jaime esteve visitando o padre Ceverino neste sábado, 7/08. Estavam presentes também irmãos do Pe. Ceverino e padre Laudemir.
A médica que acompanha o padre Ceverino informou que ele continua estável, com pequenos sinais de leve melhora. Explicou que o processo de recuperação é muito lento, especialmente, o aspecto neurológico.
De acordo com Dom Jaime, por hora nenhuma perspectiva de alta. Por isso acreditando que tudo é possível para quem crê, dom Jaime nos incentiva a continuarmos apostando na oração.
Dom Jaime também conta que o padre Ceverino ao ser chamando pelo nome, ele abre os olhos, mas não sabe se reconhece a pessoa ou não, porque não consegue apertar a mão.
Continuamos insistindo nas preces!
Atualização, às 14h, 03/08, terça:
Nesta terça-feira, 03 de agosto, o bispo de nossa Diocese, dom Jaime Pedro, esteve em reunião com a junta médica que acompanha o padre Ceverino no Hospital Mãe de Deus.
E, de acordo com dom Jaime, a equipe médica informou que o estado de saúde do padre não teve piora, como já divulgado nos últimos boletins.
Ainda inspira muitos cuidados e não tem como prever determinado tempo de recuperação.
Por conta, disso, poderá que não seja emitido boletins diários. Mas sempre que houver comunicado do Hospital sobre o quadro de saúde de Pe. Ceverino faremos a atualização aqui no Facebook e será enviado via WhatsAPP para lista de transmissão da Diocese.
Dom Jaime orienta a perseverarmos na oração!
Atualização, às 20h, 31/7, sábado:
Dom Jaime esteve no Hospital Mãe de Deus neste sábado e nos passa novas informações sobre a recuperação do Pe. Ceverino:
“Estive com o Pe. Ceverino neste sábado, 31/7, das 15h45min até às 17h15min.
Estava sentado na poltrona desde às 14 horas até o horário que saí. Abre os olhos e parece que reconhece e escuta, mas sempre meio sonolento.
Faz um pequeno movimento de levantar as pernas. O movimento das mãos ainda não consegue. Perdeu bastante peso.
Hoje está um pouco melhor que ontem. Continua com hemodiálise. Temperatura e pressão boas. São muitos medicamentos tudo via indovenosa.
O caminho é longo, mas não podemos desanimar.
Continuamos investindo na força da fé e da oração.” Dom Jaime
Atualização, às 9h, 30/7, sexta:
Dom Jaime esteve no Hospital Mãe de Deus e nos envia um relato sobre a recuperação do Pe. Ceverino:
“Estive visitando o Pe. Ceverino no final da tarde de quinta, 29/7. O encontrei sentado em uma poltrona sem o respirador, só com o oxigênio. Assim ficou por mais de duas horas segundo a enfermeira que estava acompanhando. Antes de eu sair, voltou com a ajuda mecânica para não forçar demais.
Já iniciaram a fisioterapia e consegue mexer um pouco as pernas, esforço que fez várias vezes na hora que passei com ele. Isso é um sinal positivo desde a última terça-feira.
Pela primeira vez deram uma bolsa de sangue que aceitou muito bem. Isso também é um aspecto positivo destacado pela enfermeira que estava medicando.
Já perdeu uns bons quilos, mas tem boa aparência. Ficou todo tempo de olhos abertos e me pareceu sereno.
Continuemos dando nosso suporte com nossas preces. Certamente o recuperação será muito lenta, mas ninguém arrisca quanto tempo.
Continuemos orando!
Atualização, às 15h, 28/7, quarta:
De acordo com a equipe médica que acompanha Pe. Ceverino, embora nos últimos dias o estado de saúde tenha apresentado estabilidade, ainda a parte neurológica é uma preocupação.
Segundo os médicos, aspectos neurológicos demandam tempo para considerar qualquer diagnóstico. Ainda é muito cedo para uma avaliação em definitivo.
No momento, precisamos aguardar e observar como o Pe. Ceverino vai reagindo aos poucos.
Seguimos unidos em oração!
Atualização, às 19h, 27/7, terça:
De acordo com dom Jaime, Pe. Ceverino continua dando pequenos sinais de melhora, mas não podemos ter pressa. O caminho é lento e longo.
“Não baixemos a guarda que com a oração de muitos, aquilo que a ciência não consegue resolver, a fé alcança”, afirma dom Jaime.
Continuemos orando!
Atualização, às 17h, 25/7, domingo:
Nesse domingo as informações sobre o estado de saúde do Pe. Ceverino é da médica que o acompanha na recuperação.
Segundo a médica, Pe. Ceverino está melhorando aos pouquinhos, começou a despertar e esteve fora do ventilador mecânico.
Não está mais sedado e reagindo muito bem e, até, surpreendendo. Ouve tudo, mas não consegue falar devido a traqueostomia.
Segundo a médica, o caminho é longo, mas o horizonte agora é otimismo.
Continuemos orando!
Atualização, às 13h, 24/7, sábado:
O irmão do Pe Ceverino esteve hoje no Hospital Mãe de Deus e nos manda novas boas notícias.
“Fiquei muito contente hoje. Cheguei no hospital e o mano estáva sentado com os olhos abertos, sem sedação.
O plantão do CTI liberou a desmama da ventilação mecânica e ele estava respirando por conta própria, porém segue entubado.
Ele podia escutar tudo, só não podia falar. Eu falava com ele e caía lágrimas dos olhos dele.
Ele está com menos secreção e não está com febre. Está reagindo aos poucos. Estou muito feliz.” Silvio, irmão do Pe Ceverino.
Atualização, 13h, de 23/07, sexta:
Dom Jaime nos traz uma boa notícia. Pe. Ceverino conseguiu ficar por duas horas sentado em um sofá pela primeira vez, desde o acidente. Ele abre os olhos, mas depois os fecha pela sonolência dos remédios.
Pe. Ceverino continua sedado, porém menos do que antes. De acordo com a médica que o acompanha, depois de todo o período de internação, pela primeira vez o quadro de saúde está indo bem, embora afirme que a recuperação ainda é longa e demorada.
Dom Jaime recebeu as informações de forma muito contente e pede que não baixemos guarda na oração.
Atualização, 15h, de 21/07, quarta:
Dom Jaime esteve no hospital Mãe de Deus acompanhado do Pe. Laudemir e nos conta uma boa notícia:
“Para mim foi uma alegria a resposta do Pe. Ceverino que, com a nossa chegada, devagar ele abriu os olhos e os manteve abertos por alguns minutos”, afirma dom Jaime.
Também, a equipe médica informou que está diminuindo gradualmente a sedação e Pe. Ceverino vem reagindo bem.
Dom Jaime afirma que o caminho é longo, mas a esperança aumenta sempre mais.
Vamos continuar firmes na oração!
Atualização, 15h, de 20/07, terça:
A médica que acompanha Pe. Ceverino informa no dia de hoje, 20/07, que foi realizado o exame da ressonância magnética. Segundo ela, o exame mostra um grau de leve a moderado de lesão pelo trauma, mas nada muito grave.
Hoje, Pe. Ceverino está utilizando um pouco menos de oxigênio, o que, segundo a médica é bom, considerando o quadro pulmonar tão grave.
Aumenta a esperança! Seguimos unidos em oração!
Atualização, 16h, de 19/07, segunda:
Dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório, esteve visitando o Pe. Ceverino nesta segunda-feira, 19, que continua sedado, um pouco mais estável.
Por conta do atual quadro, a equipe médica fará a tentativa de realizar ainda hoje o exame de ressonância magnética. Segundo a médica, os resultados desse exame estarão prontos somente amanhã, terça.
Dom Jaime afirma que teve boa impressão na visita e reforça que continuemos unidos em oração e torcendo para que tudo ocorra bem.
Atualização, 16h, de 18/07, domingo:
As informações de hoje indicam que Pe. Ceverino continua com menos secreção no Pulmão, não tem febre.
A equipe médica diminuiu a sedação, mas ainda continua grave, embora estável.
Para essa semana vai se tentar diminuir ainda mais a sedação.
Atualização, 18h, de 17/07, sábado:
A médica que acompanha o Pe. Ceverino informa que no dia de hoje o quadro de saúde segue mais ou menos na mesma condição de ontem. Os antibióticos estão funcionando, Pe. Ceverino está com menos secreção.
Segundo a médica, o quadro ainda é grave mas hoje estável.
Unidos em oração!
Atualização, às 16h, de 16/07, sexta:
A médica que acompanha o Pe. Ceverino informa que ele segue mais estável, depois da última piora do início da semana.
Parou de fazer febre e está com menor quantidade de secreção. Ainda precisa de bastante oxigênio na ventilação, mas parece mais estável.
Atualização, às 14h, de 15/07, quinta:
Informações da médica que acompanha Pe. Ceverino, no final do dia de hoje, 15/07, informam que o quadro de saúde está hoje um pouquinho melhor.
Segundo a médica, Pe. Ceverino apresenta menos secreção respiratória, possivelmente devido a uma boa limpeza realizada ontem.
Seguimos unidos em oração!
Atualização, às 14h, de 14/07, quarta:
Na tarde hoje, a informação da médica que acompanha o estado de saúde do Pe. Ceverino é de que ele está com muita secreção pulmonar. Será realizada outra broncoscopia para higiene.
Seguimos unidos em prece pela sua recuperação!
Atualização, às 18h, de 13/07, terça:
Dom Jaime recebeu hoje notícias da irmã do Pe. Ceverino, que conta ele está um pouquinho melhor em relação às últimas 48h.
Segundo dom Jaime, “ainda tem esperança, por isso continuamos implorando ao Altíssimo”.
Atualização, às 18h, de 12/07, segunda:
Dom Jaime recebeu notícia no final desta segunda-feira, 12/07, informando que foi realizada a traqueostomia no Pe Ceverino. O caso continua grave, com medicação para manter a pressão estável. Seguem também com tratamento amplo de antibióticos.
De acordo com a médica, Padre Ceverino segue em situação bastante preocupante, mas em condições de recuperação.
Seguimos na luta por melhoras.
Atualização, às 19h, de 11/07, domingo:
Dom Jaime recebeu a informação no final deste domingo, 11/07, que, infelizmente, Pe. Ceverino teve nova piora clínica. A equipe médica aumentou a potência dos antibióticos e reforçou que segue bastante grave a situação.
Em oração por momento tão delicado.
Atualização, às 17h, de 10/07, sábado:
Neste sábado, 10/07, dom Jaime esteve no Hospital Mãe de Deus para visitar Pe. Ceverino e nos envia uma mensagem:
“Em final de semana não se tem muitas informações. Continua muito grave e segundo a enfermeira chefe, de ontem para hoje, uma certa instabilidade.
Pe. Ceverino continua intubado e sedado, agora com hemodiálise continuada e com aquecimento intensificado.
Gostaríamos de trazer notícias mais positivas com melhoras significativas. Tudo indica que estamos longe de uma recuperação.
Convidamos todos a unir-nos em prece. É o que podemos fazer.” Dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório.
Atualização, às 17h30min, de 09/07, sexta:
As informações do Hospital Mãe de Deus sobre o quadro de saúde do Pe. Ceverino nesta sexta, 09/07, dão conta de que hoje foi realizado alguns ajustes na parte ventilatória para tentar realizar a traqueostomia em breve.
A médica que acompanha o caso disse que seguem fazendo o tratamento com os antibióticos. Além disso, a pressão normalizou nas últimas 36 horas, o que é uma pequena boa melhora.
Todos/todas em oração!
Atualização, às 16h, de 08/07, quinta:
As informações desta quinta-feira, 08/07, sem muitas alterações no quadro nas últimas 24 horas.
Dom Jaime esteve conversando com Dr. Frederico, cirurgião torácico, sobre a decisão de realizar uma traqueostomia no Pe. Ceverino, visto que não há perspectiva de breve retirada do tubo que já auxilia no tratamento.
Continuemos firmes na oração.
Atualização, às 15h, de 07/07, quarta:
Dom Jaime em conversa com a médica responsável por acompanhar o tratamento do Pe. Ceverino, sinaliza algo positivo, a afirmação que há sim possibilidade de recuperação do Pe. Ceverino, porém também deixa claro que o caso é muito grave.
Nesse dia, ele encontra-se em estado continuado de hemodiálise. Embora previsto para ontem, não foi possível realizar a ressonância magnética, o que deixa em aberto a condição neurológica.
Portanto, de acordo com dom Jaime, se há possibilidade de recuperação, tem um espaço importante a ser investido na oração intensa, pedindo a cura do nosso irmão, o Pe. Ceverino.
Seguimos confiantes!
Atualização, às 19h, de 06/07, terça:
Conforme informações repassadas pela médica que acompanha o tratamento de Pe. Ceverino, está prevista a tentativa de realização de um exame de ressonância hoje. Porém, é necessário aguardar o laudo após a realização do exame. De acordo com a médica, será necessário iniciar hemodiálise hoje também, pois piorou muito a função renal nas últimas 48h.
Mantemos esperançosos e na oração!
Atualização, às 16h, de 05/07, segunda:
As notícias de hoje, 05/07, segunda, mantém a descrição de um quadro de saúde ainda grave. De acordo com o boletim médico, hoje o estado de saúde se agravou um pouco. Pode ser que o Pe. Ceverino venha necessitar de hemodiálises. Ainda se faz necessária a realização de uma ressonância magnética para saber se existem lesões neurológicas.
Continuemos esperando e rezando.
Atualização, às 18h, de 04/07, domingo:
Dom Jaime envia informações da visita que fez neste domingo, 4/07, ao Pe. Ceverino. De acordo com o bispo, o médico que estava em plantão hoje explicou o quadro está um pouco melhor do que ontem. Continua intubado e sedado, mas tudo funcionando bem. Continua os tratamentos com antibióticos e outros necessários. Um dos medicamentos mais fortes foi suspenso e não apresentou problema em retirar. Hoje também não precisou colocar Pe. Ceverino de bruços, uma manobra que já fez parte dos procedimentos para favorecer os pulmões.
Continuemos firmes na oração.
Atualização, às 13h, de 03/07, sábado:
O bispo dom Jaime Pedro esteve visitando o Pe. Ceverino e falando com a médica que acompanha o tratamento. Ela informou que Pe. Ceverino está um pouco melhor do que ontem.
A situação continua grave, mas que está reagindo a medicação que está sendo aplicada.
Segundo dom Jaime, “tem esperança. mas quanto tempo vai não se sabe. Por isso vamos continuar colocando Pe. Ceverino nas nossas orações.”.
Atualização, às 15h40min, de 02/07, sexta:
De acordo com informações da médica que acompanha Pe. Ceverino, a equipe médica segue lutando com a questão respiratória que continua bastante grave. Encontra-se sem febre. Assim que possível, irão repetir a tomografia de tórax. Além disso, seguem ministrando todo o esquema antibiótico.
Permanecemos firmes na oração e na espera por melhores notícias.
Atualização, às 13h, de 1º/07, quinta:
Dom Jaime foi informado na tarde de hoje, 1º/07, quinta, que a equipe médica do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, segue na luta no combate da pneumonia no Pe. Ceverino. Segundo a equipe médica, sem grandes modificações no quadro de hoje. Está sendo ajustado os analgesias para tentar a redução dos sedativos, se possível for.
Todos/todas em oração!
Atualização, às 13h30min, de 30/6, quarta:
O bispo da Diocese de Osório, dom Jaime Pedro, envia boas novas sobre o estado de saúde de Pe. Ceverino.
Ontem, terça-feira, 29/06, o Pe. Ceverino fez exames de tomografia e a boa notícia é que não apresentou comprometimento neurológico.
Porém, a situação continua grave no pulmão, que está sendo tratado com antibióticos adequados e que pode demorar a cura.
“Seguimos confiantes e rezando muito. As duas lágrimas no olho mais machucado pelo acidente, por ocasião da minha visita, embora a sedação, é sinal de esperança”, afirma dom Jaime.
Atualização, às 15h, de 29/6, terça:
Nesta terça-feira, 29/06, Pe. Luciano Motti e o bispo dom Jaime Pedro Kohl, novamente, visitaram o Pe. Ceverino.
Segundo informações a profissional de enfermagem, o quadro continua grave e estável. A febre está sob controle. Está sendo preparado para fazer uma tomografia, ainda hoje à tarde. Este é um bom sinal, aguardado há alguns dias.
Nesse sentido, é necessário permanecer firmes na oração e na espera por melhores notícias.
Atualização, às 16h30min, de 28/6, segunda:
Segue informações repassadas pela médica que acompanha o tratamento de Pe. Ceverino.
O estado de saúde permanece bem grave. A parte respiratória piorou bastante. A bactéria alojada no pulmão é agressiva, apesar do melhor tratamento já estar sendo administrado desde a semana passada.
Segundo a médica, está sendo tentando de tudo, mas infelizmente o caso está muito grave.
Atualização, às 15h, de 27/6, domingo:
Infelizmente, de acordo com informações do início da tarde deste domingo, houve uma piora no estado de saúde de Pe. Ceverino.
Na noite passada, foi necessário realizar uma drenagem de tórax, ele encontra-se mais instável.
De acordo com os médicos, foram realizados todos os tratamentos necessários. Agora precisamos aguardar pela reação de Pe. Ceverino.
Dom Jaime encontra-se no Hospital e pede que seguimos firmes em oração pela recuperação de Pe. Ceverino, que agravou-se nas últimas horas.
Atualização, às 13h, de 26/6, sábado:
Segue informações mais recentes fornecidas pelo médico de plantão ao Silvio, irmão do Pe. Ceverino:
Continua entubado mas sem febre, boa saturação do sangue, diminuindo o grau de sedação e que se continuar evoluindo assim na metade da semana poderá sair da intubação.
Embora permaneça a possibilidade de risco, segundo dom Jaime, “nos anima e nos move a continuarmos rezando e pedindo às nossas comunidades a se unirem nesse mutirão de preces. Tenhamos um abençoado final de semana. Abraços.”.
Atualização, às 18h, de 25/6, sexta:
A informação do dia de hoje após visita ao Pe. Ceverino é de que ele segue necessitando de cuidados intensivos. Ainda sedado e em tratamento.
Atualização, às 15h33min, de 24/6, quinta:
Pe. Luciano Motti e dom Jaime estiveram no Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre e enviam informações:
“Há sinais positivos de estabilidade do quadro e melhora de alguns aspectos. Não há febre. Saturação sanguínea está boa. Diminuiu o nível de sedação, mas ainda está inconsciente.
A aparência do Pe. Ceverino está bem melhor, com rosto desinchado. As informações sobre o quadro do Pe. Ceverino foram repassadas pela enfermeira coordenadora do turno. Não foi possível falar com o médico.
Saímos com bastante esperança e certos de que a oração de todos está ajudando com eficácia. Continuemos nesta grande corrente de oração e solidariedade ao Pe. Ceverino.” (Pe. Luciano Motti)
Atualização, às 12h45min, de 23/6, quarta:
Na manhã de hoje, 23/6, dom Jaime esteve visitando mais uma vez o Pe. Ceverino no Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre.
Segundo a médica que acompanha o caso, o Pe. Ceverino teve uma pequena e leve melhora no pulmão que acende uma esperança, embora o estado de saúde continua muito grave.
Não está mais de bruços, mas não está excluído que precise voltar a essa posição.
Como tem um traumatismo no olho direito, ainda existe a preocupação sobre o quadro neurológico.
Dom Jaime pede que intensifiquemos nossas orações. Quanto a possíveis visitas, não são recomendadas para os próximos dias, pois mesmo que vá apresentando melhoras há previsão de maís uma semana de sedação com entubamento.
Continuemos com nossa oração.
Atualização, às 21h43, de 22/6, terça:
Dom Jaime Pedro esteve no dia de hoje no Hospital Mãe de Deus e envia informações:
“Estimados irmãos, paz e bem. Estive visitando Pe. Ceverino pela manhã e pela tarde. A situação continua muito grave e indefinida. Conseguiram limpar um pouco o pulmão de algo que deve ter ingerido no momento do acidente. Também conseguiram colocar ele de bruços para permitir melhor funcionamento dos pulmões, porém continua com ventilação mecânica máxima.
O que mais preocupa os médicos é mesmo o pulmão. Porque a tomografia da cabeça não acusa coágulos ou problemas maiores.
Os próprios médicos convidam a rezar e esperar numa reação positiva dos esforços que estão fazendo. Seguimos confiando e suplicando ao Senhor da que conceda o melhor para o Pe. Ceverino e a todos nós.” (Dom Jaime Pedro Kohl, bispo da Diocese de Osório).
Atualização, às 13h36, de 22/6, terça:
De acordo com informações da irmã do Pe. Ceverino, o estado de saúde hoje apresentou uma piora com um quadro de Pneumonia. O médico que acompanha o caso informou aos familiares que segue grave o estado de saúde.
Mantemos todos/todas firmes na oração.
Atualização, às 16h46, de 21/6, segunda:
O bispo dom Jaime Pedro esteve no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, e informa sobre o estado de saúde do Pe. Ceverino.
“Olá irmãos, estive visitando o padre Ceverino. Está entubado e sedado. O que preocupa no momento é o pulmão que provavelmente foi machucado pelo próprio impacto ou ter aspirado algo que causa infecção. Deverão fazer uma fibrilação ainda hoje, segunda-feira, 21/06, que deverá ajudar a limpar o pulmão. Outro fator positivo é que segundo testemunhas, pe. Ceverino não foi arremessado para fora do carro como inicialmente informado, mas retirado por um casal.
O impacto contra o poste foi muito violento. O que podemos fazer é intensificar as nossas orações para que os médicos, muito atenciosos, consigam fazer os diagnósticos corretos a fim de medicar conforme a situação real que vai se esclarecendo aos poucos”. (Dom Jaime Pedro Kohl)
Atualização, às 8h57, de 21/6, segunda:
Pe. Ceverino continua sedado, quadro estável e realizando exames. Ao longo do dia, assim que tivermos novas informações, divulgaremos aqui.
Atualização, às 14h18min, de 20/6, domingo:
Pe. Ceverino permanece no CTI do Hospital Mãe de Deus, sedado para realização de exames.
Por se tratar de um acidente grave, com ferimentos no rosto e cabeça, realizou tomografia, que felizmente não acusou nada de particular.
No momento não estão autorizadas visitas em geral. O quadro inspira cuidados, pois é preciso monitorar sintomas decorrentes do impacto.
Pe. Ceverino encontra-se hospitalizado no Hospital Nossa Senhora Mãe de Deus em Porto Alegre, no Centro de Tratamento Intensivo (CTI).
Mantemos unidos em oração pela sua recuperação. Que Nossa Senhora da Conceição, padroeira de nossa Diocese, interceda junto ao Pai pela recuperação de Pe. Ceverino.