Variedades

Apple lança novo óculos de realidade mista

Foto de fauxels no Pexels

A popularidade e a demanda da realidade virtual (VR) tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, especialmente com a chegada das redes 5G. Até 2026, o mercado de realidade virtual deve alcançar os 184 bilhões de dólares. É um crescimento importante e que torna a realidade virtual mais acessível para os consumidores.

Nesse sentido, os dispositivos de realidade virtual são lançamentos frequentes, cada vez mais aprimorados. O último dispositivo que revolucionou o mercado foi os óculos Quest 2, lançado em 2020 pela empresa Meta. O dispositivo não precisa ser conectado a um computador e apresenta uma experiência gráfica que encantou a crítica.

Agora, o mais novo e esperado lançamento são os óculos de realidade mista da Apple. Isso significa que o dispositivo combina a realidade virtual e a realidade aumentada, inovando ainda mais nesse segmento de mercado. O lançamento está previsto para acontecer entre novembro e dezembro deste ano, mas com a grande expectativa e a disponibilidade de unidades limitada, a previsão é que haja estoque disponível somente em 2023.

Realidade Virtual

Quando se fala em realidade virtual, muitas pessoas pensam em filmes de ficção científica. No entanto, hoje essa tecnologia está cada vez mais integrada ao nosso dia a dia. A realidade virtual é um ambiente gerado virtualmente que contém objetos semelhantes aos reais, deixando o usuário completamente imerso no universo criado.

Um dos principais segmentos em que a realidade virtual está presente é o de jogos digitais. A variedade de jogos digitais disponíveis é imensurável. O mundo gamer é distribuído em categorias e subcategorias, cada uma delas definidas por mecanismos e ferramentas distintos.

Dentro desse segmento, os jogos de cassino online são um dos que mais cresceram ultimamente — só no ano passado, esse setor faturou mais de 125 bilhões de dólares em todo o mundo. Também nessa posição estão os jogos baseados em franquias de super-heróis. Isso porque, junto ao crescimento das franquias, os desenvolvedores de jogos lançam também novas versões baseadas nas produções cinematográficas. Os fãs desse universo são extremamente engajados e, portanto, produzir jogos que possibilitem a imersão nesse mundo paralelo gera um enorme retorno para o mercado.

Realidade Aumentada

Parecida com a realidade virtual, a realidade aumentada é a tecnologia que faz com que os objetos virtuais se misturem com os objetos reais. Em outras palavras, a realidade aumentada mistura o mundo real com o mundo virtual.

Essa tecnologia funciona da seguinte forma: o objeto real possui uma marca de referência que possibilita a interpretação e, posteriormente, criação do objeto virtual. Depois, a câmera do dispositivo que se está utilizando transmite a imagem no objeto real. E, por fim, o software do dispositivo interpreta o sinal emitido pela câmera.

Quem já teve um PlayStation, provavelmente se lembra do EyePet, lançado em 2009. O EyePet utilizava uma câmera que possibilitava a interatividade entre o jogador e o universo virtual criado pelo console para projetar um bicho virtual. O recurso que encantou muitos na época projetava um pequeno macaco na tela da TV, colocando-o ao lado do jogador, no mesmo ambiente.

Apple lança novo óculos de realidade mista

A junção das duas tecnologias

Os óculos da Apple ainda não têm um nome definido. Como tradicionalmente acontece, a marca evita comentar sobre quaisquer rumores de seus novos dispositivos, deixando o suspense aguçar a curiosidade dos consumidores.

O site 9to5Mac, que obteve acesso a uma nota dos investidores do dispositivo, afirmou que os novos óculos devem ser anunciados em setembro deste ano, junto à nova linha do iPhone 14. Esse anúncio era esperado para até metade de 2022, mas a empresa disse que houve um atraso devido ao meticuloso design do dispositivo e ao detalhamento do desenvolvimento de um hardware ainda mais avançado.

É claro que, ao menos em um primeiro momento, os óculos vão depender de outros dispositivos Apple para funcionar, mas, se popularizar, talvez possa ser adaptável em suas versões seguintes. O conjunto de câmeras e sensores devem ser da tecnologia LiDAR, a mesma presente nos dispositivos iPhone. Essa tecnologia será o que garantirá o reconhecimento espacial e gestual altamente preciso.

A informação que assusta, apesar de ser esperada, é o valor do dispositivo, estimado em torno de 3 mil dólares, cerca de 15 mil reais. Apesar disso, já existem consumidores ansiosos para adquirir o lançamento. Independentemente de sua popularização ou não — com possível redução gradual de preço —, o fato é que a junção da realidade virtual com a realidade aumentada promete revolucionar toda a indústria.

Comentários

Comentários